Topo

O que Vera Viel faz para manter o corpo sequinho aos 42 anos?

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

02/04/2018 04h00

Mãe de três filhas, Vera Viel mantém um corpo sequinho que é bastante elogiado por seus seguidores e pelo próprio marido, o apresentador Rodrigo Faro. Um de seus segredos, ela assume, é a boa genética. "As pessoas olham e falam: nossa, mas de onde saíram três crianças desta barriga? Hoje estou com 42 anos e não tenho estria nem nada do tipo, mas acho que também existe essa coisa do meu biótipo, de ter cintura fina", diz.

Apesar disso, Vera não brinca com a natureza. Ela conta ao VivaBem que, assim como muitas de nós, precisa seguir algumas regrinhas para continuar em forma. Isso inclui aprender a gostar de se exercitar e evitar o consumo de carboidratos no período noturno. "Também reduzo o carboidrato à noite e deixei de consumir algumas coisas, como o pão, que não como mais mesmo. Substituo por crepioca ou panqueca de aveia com banana."

Veja também:

Tanto cuidado não é à toa. Vera já sofreu com o excesso de peso durante a gravidez de cada uma de suas três filhas --Helena, Clara e Maria. "Engordei entre 28 e 30 kg, pois tinha muita fome, e comia mesmo", relembra, ressaltando ter o conhecimento de que estava se alimentando da maneira errada. "Levava bronca da médica e tudo, mas só pensava que era meu momento e que precisava viver cada gestação."

A conta chegou mais alta na gravidez da caçula, hoje com cinco anos, quando foi bem mais difícil emagrecer do que nas outras duas vezes, sendo necessário entrar em uma dieta rigorosa para resolver a questão, pois logo precisaria voltar a gravar seu programa na Record News --o "Zapping"-- e ainda retomar ao seu peso anterior, de 60 kg (para 1,74m de altura) o mais rápido possível.

Vera Viel  - Reprodução/Instagram/veraviel - Reprodução/Instagram/veraviel
Vera e a família fizeram um tour pela Europa
Imagem: Reprodução/Instagram/veraviel

Desde então, mesmo com a boa genética, Vera passou a ficar mais atenta. "Qualquer coisinha que vejo que abusei, como em uma viagem, já corro atrás." Nas últimas férias, por exemplo, sua família passou 32 dias viajando pela Europa. "Estava um frio e comi o que tinha vontade. Na volta, percebi 2kg a mais na balança e já corri para o combo dieta e academia", diz. 

Trocas inteligentes

Vera confessa que seu fraco são os doces e que troca qualquer prato salgado por uma bela sobremesa. Por isso, diz já programar sua rotina para não cair em tentação. "Tento suprir com receitinhas doces, mas saudáveis para 'enganar' a vontade, além de fazer trocas inteligentes, como açúcar refinado pelo xilitol", conta.

Outra técnica que funciona bastante com a apresentadora é a de procurar receitas lights no Instagram, para variar o cardápio. "O bom é que temos uma ótima funcionária que cozinha. Isso me ajuda muito", explica.

Se você é louca por doces, assim como Vera, o nutricionista clínico e esportivo Artur Pereira sugere algumas opções, como as frutas cozidas, nozes, castanhas e as frutas secas, além de mingau de aveia e frutas doces, como banana e manga. "Ao procurar receitas no Instagram, ache pessoas que realmente levam a sério a transmissão de conhecimento e não somente o número de seguidores", diz.

Na época em que precisou emagrecer bastante, após a última gestação, a orientação de seu nutricionista na época foi de comer muita proteína e gordura boa, mas sem nada de carboidratos --inclusive, as frutas. "Até funcionou quando precisei, mas não acho saudável viver assim. Penso que existem outras maneiras de manter o corpo sem seguir uma dieta tão radical."

Tem que malhar também

Vera Viel Malhando - Reprodução/Instagram/veraviel - Reprodução/Instagram/veraviel
Imagem: Reprodução/Instagram/veraviel

Vera Viel confessa que nunca foi muito de ir para a academia, mas conta ter tomado gosto pelos exercícios com a ajuda do marido. "Teve uma época em que fiz muito funcional, mas agora vou na musculação mesmo", explica a apresentadora, que malha quatro vezes por semana.

Ela diz que chega à academia meia hora antes da aula com personal para fazer aeróbico. "Gosto de treinar na escada, pois queima muitas calorias. Mas também revezo com a esteira --um dia faço escada, outro faço esteira-- e ainda treino uma hora de musculação todo dia que vou à academia", conta.

Precisa mesmo restringir carbo para secar?

Tirar totalmente o carboidrato da dieta, assim como Vera Viel fez quando precisou perder bastante peso, pode não ser uma boa estratégia. Inclusive, foi justamente incluir o carbo na dieta que fez a mãe de Lucas Lucco secar, conforme ela contou para o VivaBem.

De acordo com o professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Antonio Herbert Lancha Jr., que é doutor em nutrição, para cada 1 grama de carboidrato, estocamos aproximadamente 2,7 gramas de água. "Ao retirá-lo da alimentação agudamente, é esperado que a pessoa perca de 4 a 6 kg de massa magra em poucos dias, pois ele vai embora junto com o líquido." E isso é um problema, justamente por ser o tecido magro que ajuda nosso metabolismo a queimar mais calorias.

Sobre a estratégia de não comer carboidratos após às 18h para emagrecer, o especialista afirma que é uma lenda. Acreditava-se que, ao abandonar alimentos do tipo, faríamos uma maior secreção do hormônio de crescimento, que auxilia na queima de gordura e na manutenção deste peso magro do corpo, entre outras funções. "Só que isso acontece sempre, independentemente da presença ou ausência do carboidrato", ressalta o especialista.

Uma outra questão é que retirar o carbo nessa refeição noturna tem implicações. "Existem apenas três macronutrientes que fornecem energia: carboidrato, lipídio e proteína. Quando você retira um deles, naturalmente aumenta o consumo dos outros dois", explica. A consequência disso pode ser um aumento gradativo da gordura corporal. Justamente o que você não queria.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube