Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Fonte da juventude: cortar calorias em 15% reduz efeitos do envelhecimento

Abre; idosos - iStock
Abre; idosos Imagem: iStock

Do VivaBem

31/03/2018 18h48

A busca por táticas que ajudam a retardar o envelhecimento não é nova. E a tão sonhada fonte da juventude pode estar no que comemos -- ou melhor, no que deixamos de comer. Um estudo publicado no periódico Cell Metabolism descobriu que reduzir em 15% a ingestão calórica diminui o estresse oxidativo no organismo.

O estresse oxidativo ocorre quando o corpo não é capaz de se livrar totalmente dos radicais livres --um subproduto do metabolismo, resultante da queima de oxigênio. O excesso dessas substâncias no organismo está associado ao envelhecimento precoce e muitas doenças que aparecem com o avançar da idade, como Alzheimer, Parkison, alguns tipos de câncer e diabetes. 

Veja também:

"A restrição calórica desacelera o metabolismo basal. Logo, isso reduz seus subprodutos e, se mantido por anos, pode ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas e prolongar a vida", acredita Leanne M. Redman, autor da pesquisa e professor do Centro Biomédico de Pesquisa Pennington, nos EUA.

O estudo foi realizado com 53 homens e mulheres saudáveis, não obesos e com idade entre 21 e 50 anos. Cada integrante do grupo ingeriu 15% a menos do seu total de calorias diárias recomendado (que foi determinado individualmente), durante dois anos.

Ao fim do trabalho, além da redução do estresse oxidativo, os participantes emagreceram uma média de 9 kg --perder peso não era o objetivo -- e apresentaram melhoras no humor e na qualidade de vida. Nenhum efeito adverso que poderia surgir por causa de uma possível desnutrição, como anemia, perda de massa óssea ou desordem menstrual, foi diagnosticado.

"Descobrirmos que mesmo pessoas que já são saudáveis e magras podem se beneficiar de uma dieta com restrição calórica", disse Redman.

Para sustentar a teoria de que um metabolismo mais lento pode prolongar a vida, o autor do estudo se baseia em animais pesquisados nos laboratórios. "Quanto menor o animal, mais rápido é seu metabolismo e mais curta a sua vida."

Apesar de o estudo ter comprovado que a redução calórica diminui o estresse oxidativo que pode provocar diversas doenças associadas ao envelhecimento, é necessário um trabalho científico mais amplo para ter certeza dos efeitos disso sobre a saúde. Afinal, o número de participantes foi pequeno e dois anos é um período relativamente curto se considerarmos que vivemos por 70, 80, 90 anos. 

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube