Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Idosos que sofrem de dor no joelho têm mais chance de desenvolver depressão

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

25/03/2018 13h28

Um estudo publicado no periódico Journal of the American Geriatrics Society (Jornal da Sociedade Americana de Geriatria, em português) e realizado por pesquisadores japoneses analisou se sofrer de dores no joelho pode levar à depressão. De acordo com os autores da pesquisa, a osteoartrite --doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas-- atinge 55% das pessoas acima dos 40, no Japão.

Até então, poucos estudos haviam focado na relação entre depressão e esse tipo de dor. E o que se concluiu é que a dor no joelho causada pela osteoartrite torna mais difícil cuidar de si próprio, o que pode prejudicar a qualidade de vida e, por sua vez, levar à depressão.

Leia também:

Para chegarem à conclusão, os pesquisadores, que começaram a entrevistar todos os voluntários entre 2005 e 2006, examinaram as informações de 573 voluntários acima de 65 anos e que participam do Kurabuchi Study, um acompanhamento contínuo da saúde dos idosos que vivem na região central do Japão. Quando o estudo começou, nenhum dos participantes apresentava sinais de depressão.

Anos depois, quase 12% dos participantes apresentaram sintomas da depressão. As pessoas que tinham dor no joelho durante a noite, enquanto estavam na cama; enquanto colocavam as meias ou enquanto entravam ou saíam de um carro eram as mais propensas a relatar sintomas de depressão, observaram os pesquisadores.

Eles concluíram que é importante perguntar aos idosos se eles sentem dor no joelho, principalmente nesses tipos de ocasião, e encaminhá-los a um tratamento. Pode ser útil para ajudar pessoas em risco de desenvolver depressão.