Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Quer acertar no futuro? Melhor analisar criticamente suas falhas anteriores

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

24/03/2018 12h02

Perceber em que ponto você falhou durante problemas passados pode ajudar a melhorar seu desempenho em uma nova tarefa. Pesquisadores norte-americanos descobriram que escrever criticamente sobre seus contratempos anteriores abaixa os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, e faz com que sejam feitas escolhas mais cuidadosas em uma nova tarefa estressante, resultando em melhor desempenho.

O estudo, publicado no periódico Frontiers in Behavioral Neuroscience, lembra que pessoas costumam ser aconselhadas a "permanecerem positivas" quando se deparam com um problema desafiador. No entanto, a pesquisa sugere que prestar muita atenção a eventos ou sentimentos negativos --meditando ou escrevendo sobre eles-- é o que pode realmente levar a resultados positivos.

Veja também:

Mas por que essa abordagem leva a benefícios? Para investigar a questão, os pesquisadores examinaram o efeito de escrever sobre falhas passadas no desempenho de tarefas futuras em voluntários. O primeiro grupo, de teste, escreveu sobre seus fracassos passados ​​enquanto um grupo de controle escreveu sobre um tópico não relacionado a eles mesmos.

Os níveis de cortisol salivar foram utilizados para fornecer uma leitura fisiológica do estresse experimentado pelas pessoas em ambos os grupos, e comparados aos valores no início do estudo. Depois, foi medido o desempenho dos voluntários em uma nova tarefa estressante, ainda monitorando seus níveis de cortisol. Descobriu-se que o grupo de teste tinha níveis mais baixos de cortisol em comparação com o grupo de controle ao realizar o novo desafio.

"Nós não achamos que a escrita em si tenha uma relação direta com as respostas ao estresse do corpo", explicou DiMenichi ao EurekAlert. "Em vez disso, nossos resultados sugerem que, em uma situação estressante no futuro, ter escrito anteriormente sobre uma falha no passado faz com que a resposta ao estresse do corpo pareça mais semelhante a alguém que não está exposto ao estresse."

Também percebeu-se que os voluntários que escreveram sobre uma falha passada fizeram escolhas mais cuidadosas em uma nova tarefa e, em geral, tiveram um desempenho melhor do que o grupo de controle. Enquanto todos experimentam reveses e estresse em algum momento da vida, este estudo pode fornecer alternativas sobre como utilizar tais experiências para melhor desempenho em desafios futuros.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube