Topo

Tudo sobre Hipertensão

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Perder os dentes depois dos 40 pode ser alerta de doenças cardiovasculares

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

23/03/2018 18h48

A perda de dentes na meia-idade está ligada a um risco maior de problemas no coração, independentemente dos fatores de risco tradicionais, como pressão alta, má alimentação e diabetes. Essa foi a conclusão de um estudo preliminar conduzido pela Universidade de Tulane (EUA) e pela Escola de Saúde Pública de Boston (EUA). A descoberta foi apresentada nas sessões científicas da American Heart Association e podem ser lidas no resumo do periódico Circulation.

"Além de outras associações estabelecidas entre saúde dentária e risco de doença, nossos achados sugerem que adultos de meia-idade que perderam dois ou mais dentes recentemente podem ter mais risco de ter doenças cardiovasculares", explica Lu Qi, co-autor do estudo e professor da Universidade de Tulane,

Veja também:

O estudo não é o primeiro a investigar a ligação entre saúde bucal e problemas cardiovasculares, mas é o primeiro a se concentrar na perda de dentes durante a meia-idade e outros fatores.

Para o estudo, Qi e sua equipe analisaram dados sobre milhares de homens e mulheres com idades entre 45 e 69 anos que foram acompanhados em dois grandes estudos: o Nurses 'Health Study (NHS) e o Health Professionals Follow-Up Study (HPFS).

Nenhum dos participantes tinha doença cardíaca coronária no início do estudo --que é quando eles se juntaram aos estudos em 1986 (para o HPFS) e 1992 (para o NHS).

Como os participantes foram questionados sobre o número de dentes naturais quando se inscreveram, bem como sobre a perda recente de dentes em questionários de acompanhamento, os pesquisadores puderam avaliar a perda dentária durante 8 anos.

A equipe então comparou esse padrão recente de perda de dentes à incidência de doença cardíaca coronária. Eles dividiram os participantes em três grupos: aqueles que não perderam nenhum dente recentemente; aqueles que perderam um dente; e aqueles que perderam dois ou mais dentes.

Os resultados mostraram que os pacientes que tinham de 25 a 32 dentes e relataram perda recente de dois ou mais dentes tinham um risco 23% maior de desenvolver doença cardíaca coronária quando comparados com os que não havia perdido nenhum.

Segundo os pesquisadores, o risco elevado foi independente da qualidade da dieta, quantidade de atividade física, peso corporal e outros fatores de risco tradicionais para doença coronariana, como diabetes, colesterol alto e pressão alta.

Qi também destacou que não houve aumento significativo no risco de doenças nos participantes que perderam apenas um dente.

Em comparação com aqueles que relataram perda de nenhum dente, os participantes que relataram a perda de dois ou mais dentes --independentemente de quantos dentes naturais tinham no início do estudo -- apresentaram risco 16% maior de desenvolver doença coronariana.

Já os pacientes com menos de 17 dentes naturais no início tiveram um risco 25% maior de doença cardíaca coronária do que aqueles que tinham de 25 a 32 dentes naturais no início do estudo.

Os cientistas concluíram que seus resultados sugerem "que entre adultos de meia-idade, um número maior de dentes perdidos no passado recente pode estar associado ao risco subsequente de doença coronariana, independentemente do número de dentes naturais e fatores de risco tradicionais".

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook | Instagram | YouTube