Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Exposição ao plástico na gravidez afeta fertilidade dos filhos por gerações

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

18/03/2018 12h23

O plástico está por toda parte, no ar, na água, nos frutos do mar que comemos, na água engarrafada e até no sal que usamos. Apesar de o impacto da ingestão de partículas de plástico ainda não ser conhecido pela ciência, um novo estudo mostrou que a contaminação pode afetar a fertilidade dos homens por gerações.

Na pesquisa, divulgada no sábado (19) no 100º encontro anual da Sociedade Endócrina, em Chicago, nos Estados Unidos, os cientistas estudaram o efeito do ftalato de di- (2-etilhexil) (DEHP), que é encontrado em produtos industriais e de consumo, incluindo tubulações e tubos de policloreto de polivinila (PVC), cosméticos e brinquedos de plástico.

Veja também:

A equipe deu a camundongos fêmeas durante a gravidez quatro doses de DEHP a partir dos 11 dias após a concepção até o nascimento. Como resultado, os camundongos machos expostos ao DEHP ainda no pré-natal tinham significativamente menos testosterona no sangue e menos esperma em seu sêmen. Consequentemente, eles perderam a fertilidade em uma idade em que normalmente seriam férteis.

Gerações futuras foram analisadas e os pesquisadores continuaram encontrando baixa fertilidade nos animais cuja “origem” foi um camundongo exposto ao plástico. "As contagens de esperma entre os machos diminuíram substancialmente nas últimas décadas. Esses resultados sugerem que, quando uma mãe é exposta a um disruptor endócrino durante a gravidez (como o plástico), o filho e as futuras gerações podem sofrem de diminuição da fertilidade ou insuficiência hormonal", disse Radwa Barakat, principal autor do estudo.

Apesar de o motivo para isso ainda não ser conhecido, os cientistas suspeitam que as substâncias químicas encontradas no DEHP (e consequentemente nos produtos de plástico) perturbam os hormônios do corpo, diminuindo a quantidade de esperma e de testosterona em homens.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube