Topo

Tudo sobre Infarto

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Doenças do coração x IMC: existe um peso ideal que reduz riscos de infarto?

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

17/03/2018 16h05

Não é novidade que estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares como parada cardíaca, derrame, pressão alta e arritmia. Mas será que existe uma faixa de peso considerada “segura” quando o assunto é evitar esses problemas no coração?

De acordo com um estudo publicado no periódico European Heart Journal na sexta-feira (16), pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 22 e 23 têm menos risco de desenvolver doenças do tipo. Para chegarem a essa conclusão, os cientistas coletaram dados de quase 300 mil homens e mulheres saudáveis e com idades entre 40 e 69 anos. Por cinco anos, os pesquisadores mediram o IMC, a circunferência abdominal e a porcentagem de gordura corporal, entre outras informações.

Veja também:

Coração/ Problemas no coração  - iStock - iStock
Pessoas que tinham IMC abaixo de 18,5 ou acima de 24 tinham maiores riscos de doenças cardiovasculares
Imagem: iStock

Após o período de análise, os autores do estudo descobriram que os voluntários que tinham um IMC 18,5 ou menos tinham mais chances de terem alguma doença cardiovascular --mas essa associação quase desapareceu em pessoas que não fumavam. O risco mais baixo foi encontrado em pessoas com IMC entre 22 e 23. Em IMCs maiores que esses números, o risco dessas doenças aumentava na mesma proporção.

“Se você for saudável, pode baixar suas chances de ter doenças cardiovasculares ao se manter magro com base nas métricas do IMC”, disse Stamatina Iliodromiti, autora do estudo e professora de ginecologia e obstetrícia na Universidade de Glasgow, no Reino Unido. Segundo ela, não há evidências de que peso extra ou gordura são fatores protetores em pessoas que já têm a doença. Portanto, melhor ficar de olho na balança.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube