Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Como eu faço para diminuir o meu colesterol?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

13/03/2018 04h00

"Meu colesterol ruim está alto e não consigo diminuí-lo. O que eu tenho que fazer para que ele volte aos níveis normais?"

Para regular a taxa, primeiramente é recomendada uma mudança na dieta. Se a pessoa só tem o LDL (colesterol ruim) elevado e o HDL é bom, precisa reduzir o consumo de gorduras saturadas derivadas de laticínios e evitar creme de leite, manteiga, óleo de coco e azeite de dendê. 

São também recomendadas porções diárias (cerca de 100g) de carnes mais magras, como peito de frango e lombo, e sem gordura aparente. É importante comer bastante fibra em forma de frutas, legumes e verduras, e evitar industrializados, como bolachas e embutidos, entre outros. O exercício nesse caso não faz muita diferença. Ele é pouco eficiente no combate ao colesterol ruim.

Leia também:

Após 60 ou 90 dias com a dieta, é realizado outro exame para verificar se os níveis voltaram ao normal. Se não houve resposta, medicamentos, principalmente estatinas, são indicados. Neste caso, o remédio deve ser tomado para o resto da vida, pois ele diminui a produção do colesterol, que é produzida além do normal.

Fontes: José Luiz Aziz, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo; Regina Helena Marques Pereira, diretora do departamento de nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo; Hélio Castello, cardiologista e diretor do Grupo Angiocardio.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy