Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Busca pela felicidade pode fazer com que você se sinta infeliz

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

13/03/2018 15h13

Você precisaria de mais tempo para ser feliz? De acordo com um novo estudo, pessoas que buscam a felicidade geralmente sentem que não têm tempo suficiente no dia e isso faz com que elas se sintam infelizes.

Pesquisadores da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, e da Universidade de Toronto Scarborough, no Canadá, realizaram quatro estudos em que investigaram como a busca da felicidade e o estado de estar feliz influenciam a percepção do tempo sobre as pessoas.

Os resultados, publicado no periódico Psychonomic Bulletin & Review, mostraram que perseguir a felicidade fez com que os participantes pensassem no tempo como algo escasso.

Leia também:

Para os experimentos, alguns participantes foram instruídos a listar coisas que os tornariam mais felizes ou a tentarem se sentirem felizes enquanto assistiam a um filme sobre a construção de pontes. Outros participantes deveriam pensar na felicidade como um objetivo que eles já haviam cumprido enquanto observavam uma comédia ou listavam itens mostrando por que eles já estavam felizes. Depois, todos os participantes relataram quanto tempo livre eles sentiram que tinham.

Feliz - iStock - iStock
Não buscar a felicidade o tempo todo pode fazer você mais feliz
Imagem: iStock

Os resultados mostraram que a percepção de escassez de tempo por uma pessoa é influenciada pela busca da felicidade (muitas vezes inalcançável). "O tempo parece desaparecer em meio à busca da felicidade, mas apenas quando visto como uma meta que exige uma busca contínua", explicam os pesquisadores. A pesquisa ressalta ainda que as pessoas têm conceitos diferentes sobre a felicidade, o que, por sua vez, pode influenciar a forma como percebem o tempo que têm para alcançar esse estado de satisfação.

A sensação de falta de tempo também leva a preferência por bens materiais, dizem os cientistas: "Isso porque se envolver em experiências e saborear os sentimentos associados requer mais tempo do que comprar bens materiais." Segundo eles, a resposta está justamente em se preocupar menos em se sentir feliz: "Ao encorajar as pessoas a se preocuparem menos com a busca da felicidade como objetivo sem fim, as intervenções bem-sucedidas podem acabar dando-lhes mais tempo e, por sua vez, mais felicidade."

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy