Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vitamina D pode proteger contra alguns tipos de câncer

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

10/03/2018 17h28

Níveis elevados de vitamina D podem estar ligados a um menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer. É o que revelou um estudo publicado no BMJ. Segundo os pesquisadores, a vitamina pode ser particularmente efetiva na proteção contra o câncer de fígado.

Conhecida como "vitamina do sol" por ser produzida quando a luz solar atinge a pele, a vitamina D também está presente em suplementos e alimentos (peixes, ovos e cereais) e sua deficiência pode causar problemas ósseos. No entanto, algumas evidências apontavam que a falta de vitamina D estaria associada a outras doenças, como câncer de intestino e pulmão.

Veja também:

Os pesquisadores analisaram dados de um estudo com 33.736 homens e mulheres japoneses de 40 a 69 anos. Os participantes forneceram detalhes sobre histórico médico, dieta e estilo de vida. Os níveis de vitamina D foram medidos por meio de exames de sangue. 

Os participantes foram divididos em 4 grupos, dos níveis mais baixos para os mais altos de vitamina D.

Os pesquisadores descobriram que os participantes com maiores níveis de vitamina D tinham 22% menos risco de ter câncer em comparação com os pacientes com baixo nível de vitamina D.

Quando examinaram os efeitos sobre cânceres específicos, eles descobriram que níveis mais elevados de vitamina D também foram associados a menor risco de câncer de fígado (de 30 a 50%). Esta associação também foi mais evidente em homens do que em mulheres.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy