Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Geraldo Luís é diagnosticado com caxumba; veja sintomas da doença

Reprodução/Instagram/geraldoluísoficial
Imagem: Reprodução/Instagram/geraldoluísoficial

Do VivaBem, em São Paulo

10/03/2018 13h48

Diagnosticado com caxumba, o apresentador Geraldo Luís usou sua conta no Instagram para tranquilizar os fãs e falar um pouco sobre sua recuperação. "Repouso absoluto por causa da caxumba. Muita dor pelo corpo e ainda muito inchado no rosto", afirmou.

A doença, altamente contagiosa, é transmitida pelo vírus Paramyxovirus quando o indivíduo infectado dissemina a doença por meio da saliva, espirro ou tosse.

Veja também:

Os sintomas característicos são febre alta, inchaço no rosto, aumento das glândulas salivares próximas ao ouvido, além de dificuldade de salivar.

A recomendação dos especialistas é, assim que notar os sintomas, buscar um médico para evitar complicações mais graves, já que, se não tratada corretamente, a caxumba pode causar meningite e surdez.

A doença também pode provocar a orquite, inflamação dolorosa nos testículos, ou a ooforite nos ovários, com riscos de causar esterilidade em ambos os sexos.

Ralcyon Teixeira, médico infectologista do Emílio Ribas, explica que o perigo de transmissão é mais comum quando as pessoas ficam aglomeradas, como no inverno, já que os ambientes ficam mais fechados.

O tratamento é feito com analgésicos, anti-inflamatórios e repouso. A vacina contra caxumba é parte da tríplice viral (que imuniza caxumba, sarampo e rubéola) e está disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde). 

Além da imunização pela vacina, o médico também recomenda cobrir a boca ao tossir e espirrar, além de ficar em locais mais arejado para evitar o contágio da doença.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy