Cientistas descobriram o porquê de as tatuagens durarem para sempre

Getty Images
Imagem: Getty Images

09/03/2018 17h10

Já se questionou o motivo de uma tatuagem nunca sair da pele? No passado, a ideia era que isso acontecia porque a tinta manchava as células da pele. No entanto, pesquisadores franceses descobriram o que faz com que os desenham permaneçam mesmo quando as células da pele morrem.

Segundo o estudo, publicado no Journal of Experimental Medicine, os macrófagos, células do sistema imunológico, "comem" a tinta e, em seguida, passam para a próxima geração de macrófagos ao morrerem. A descoberta pode abrir portas para uma forma mais efetiva de remover tatuagens.

Os pesquisadores fizeram estudos para compreender a ação das células imunes na pele de ratos geneticamente modificados. Esses animais, que tiveram suas caudas tatuadas, possuíam macrófagos que poderiam ser facilmente mortos e monitorados para identificar como e quando eles morreriam e seriam substituídos por novos macrófagos.

Os pesquisadores sabem que as células do sistema imunológico estão envolvidas na tatuagem. A tinta não simplesmente mancha as células da pele, porque essas células morrem ao longo dos anos e são substituídas. Mas acreditava-se que a tinta manchava células da pele chamadas de fibroblastos, que compõem o tecido conjuntivo, e que a tinta era continuamente substituída por macrófagos.

Em vez disso, a equipe descobriu que os macrófagos absorviam a tinta e liberavam-na quando morreriam. E, assim, os macrófagos novos as absorviam.

"Identificamos que as partículas de pigmento que permanecem no local da injeção e dão a cor da tatuagem em longo prazo foram encontradas exclusivamente nos macrófagos dérmicos", escreveu Anna Baranska, do INSERM, Instituto de Pesquisa Francês.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS