Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Gordura abdominal em mulheres na menopausa é relacionada à ansiedade

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

07/03/2018 16h04

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a ansiedade atinge aproximadamente 9% dos brasileiros. O país tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo.

Embora a ansiedade possa ser causada por muitos fatores, um novo estudo sugere que a quantidade de gordura abdominal aumenta as chances de desenvolver o transtorno.

Publicada no periódico Menopause, a pesquisa analisou 5.580 mulheres de meia-idade para verificar se existia relação entre gordura no abdome e as chances de desenvolver ansiedade.

Leia também:

O artigo relatou que 58% da população estudada já tinha entrado na menopausa e 61,3% relataram ter ansiedade. O estudo descobriu que as mulheres com mais gordura abdominal estavam mais propensas a ter ansiedade.

A ansiedade é uma preocupação, porque está ligada a doenças cardíacas, diabetes, problemas de tireoide, distúrbios respiratórios, entre outras doenças.

A pesquisa mostrou um aumento na frequência de ansiedade nas mulheres durante a meia-idade, provavelmente por conta da diminuição dos níveis de estrogênio, que tem um papel neuroprotetor.

"As mudanças hormonais podem estar envolvidas no desenvolvimento de ansiedade e obesidade abdominal por causa de seus papéis no cérebro, bem como na distribuição de gordura", explica Jo Ann Pinkerton, diretor-executivo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa.

"Este estudo fornece informações valiosas para quem trata de mulheres de meia-idade, porque isso implica que a medida da cintura pode ajudar a avaliar se as pacientes têm ansiedade", finalizou.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy