Topo

Cortar carboidrato ou gordura? Esqueça, para perder peso, é só comer melhor

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

05/03/2018 12h12

Dietas milagrosas surgem o tempo todo, mas qual realmente funciona? De acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, cada pessoa funciona com uma dieta diferente, mas, no geral, alimentar-se de forma saudável funciona para todo mundo.

"Quem nunca ouviu histórias de um amigo que seguiu uma dieta e perdeu vários quilos, enquanto outro amigo, que tentou a mesma dieta, não obteve sucesso?", disse Christopher Gardner, autor do estudo, em um comunicado. "É porque somos todos muito diferentes e estamos apenas começando a entender os motivos dessa diversidade. Talvez não deveríamos estar perguntando qual é a melhor dieta, mas qual é a melhor dieta para quem?"

Veja também:

Para o estudo, publicado no periódico Journal of the American Medical Association, os pesquisadores observaram por um ano 609 adultos acima do peso, entre 18 e 50 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos: os que seguiram uma dieta saudável com baixo teor de gordura e os que seguiram uma dieta saudável com baixo teor de carboidratos.

"Nós nos certificamos de dizer a todos, independentemente de qual dieta eles estavam fazendo, para ir a feiras orgânicas e evitar produtos processados", disse Gardner. "Além disso, nós aconselhamos a dieta de uma maneira que não os fez sentir famintos ou privados de comida.”

Mercado_frutas - iStock - iStock
Os voluntários foram incentivados a consumirem alimentos in natura
Imagem: iStock

O resultado não foi diferente do que os cientistas esperavam: ambos os grupos perderam a mesma quantidade de peso, ou seja, o estudo não encontrou muita diferença entre as dietas saudáveis --com baixo teor de gordura e baixa em carboidratos.

Ao final dos 12 meses, os participantes perderam 5,8 kg em média. Mas algumas pessoas perderam mais do que 27 kg, enquanto outras ganhavam cerca de 6 ou 9 kg. A conclusão, segundo os pesquisadores, é que optar por uma alimentação saudável e nutritiva é o melhor caminho a seguir, já que cada dieta funciona diferente para cada pessoa.

De acordo com os cientistas, fazer dieta é um desafio muito pessoal. Um regime específico que seu amigo jura funcionar pode não fazer efeito para você.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy