Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Bambolê: defina o corpo com o exercício que virou moda no verão

iStock
Imagem: iStock

Elcio Padovez

Colaboração para o VivaBem

05/03/2018 04h01

Febre entre as crianças nos anos 1980, o bambolê também é uma atividade física de adulto e vem ganhando cada vez mais adeptos. Em muitos parques é possível ver pessoas praticando a modalidade, que trabalha todas as regiões do corpo, melhora a coordenação motora e chega a queimar 600 calorias em treino de uma hora e meia. 

O bambolê é um exercício de baixa intensidade e sem impacto. Por isso, pode ser uma ótima opção para quem não está acostumado a praticar atividade física e quer começar a movimentar o corpoA atividade melhora a mobilidade da coluna e do quadril, fortalece o abdome e os glúteos e ainda ajuda a ganhar resistência aeróbica

Veja também:

“A prática pode ajudar você a emagrecer e tonificar os músculos do corpo. Por ser uma atividade menos intensa do que esportes como corrida e musculação, o indicado é usar o bambolê como complemento e estímulo para uma vida mais saudável”, explica Cássia Campi, professora do curso de educação física da Universidade Metropolitana de Santos.

O bambolê ainda ajuda a turbinar a concentração, a consciência corporal e a convivência social. "Os treinos geralmente são realizados em grupo, em lugares públicos, o que estimula o contato entre diferentes pessoas", afirma Larissa Lima, professora da Cia Bambolística, em São Paulo. 

Como é o treino?  

Segundo a professora de dança Patrícia Arnost, especialista na modalidade de "bambodança", que combina exercícios com o acessório, ginástica e dança, em uma aula básica as pessoas costumam tentar diversas sequências. 

Elas começam movimentando o bambolê na cintura. Depois, sobem para o pescoço, passam para os braços, as mãos e os dedos. Por fim, giram o equipamento com os pés. Essa é a parte mais difícil do treino. Nela, você fica deitado com a coluna esticada, as pernas estendidas e os pés para cima. Isso exige bastante do abdome. 

Para praticar o bambolê de maneira segura é importante tomar alguns cuidados. Ao girar o acessório na cintura, o correto é mantê-lo em uma altura entre o umbigo e a região da pélvis. Além disso, é importante seguir o próprio ritmo e tentar aumentar a velocidade do exercício somente quando se sentir confiante. 

Use o acessório certo 

bambolê, mulher, exercício - iStock - iStock
Imagem: iStock
O tipo de bambolê também deve ser levado em conta. Para iniciantes, recomenda-se o uso de modelos mais pesados, com no mínimo 250 gramas e 25 mm de diâmetro. O equipamento mais adequado deve ser indicado por um professor, pois características como peso e altura do aluno devem ser levadas em conta na hora da escolha.

Uma coisa, no entanto, é certa: nem pense em utilizar aquele bambolê de plástico e sem peso encontrado em lojas de fantasias e brinquedos. Eles não costumam ter boa aerodinâmica. Além disso, executar movimentos constantes sem a carga adequada pode fazer com que você se machuque. 

Prefira roupas leves e treine melhor

A roupa que você utiliza para girar o bambolê também é muito importante e pode interferir na performance. Prefira peças leves e com tecidos que causam pouco atrito no corpo --poliamida, poliéster e elastano, por exemplo. Se você for mulher e não se sentir confortável em deixar o umbigo de fora, uma camiseta e uma calça legging resolvem o problema. Para homens, shorts e camiseta combinam bem para a bambolear por aí.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy