Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Segure o ar: prender a respiração no treino pode melhorar seu desempenho

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

25/02/2018 14h45

Respirar fundo durante o treinando é um momento de glória, mas se você quer focar no desempenho, é preciso consumir oxigênio com moderação.

Atletas de alto nível viajam para campos de treinamento em montanhas e usam máscaras de simulações de altitude durante os exercícios para forçar o corpo a se adaptar à escassez de oxigênio. Assim, na hora da competição com ar "normal" eles têm uma vantagem.

Veja também:

Mas existe uma forma mais simples (e econômica) de colher alguns dos mesmos benefícios: segure a respiração enquanto corre, principalmente durante curtos tiros.

Um estudo, publicado no periódico European Journal of Sports Science, envolveu 21 jogares de rugby que completaram sete treinos de tiro ao longo de um período de quatro semanas. Metade deles correu em condição de hipoventilação voluntária, ou seja, seguraram a respiração.

No final, os que prenderam o ar aumentaram o número de tiros que conseguiam completar durante uma sessão (que variava de 9 a 15 tiros), enquanto aqueles que respiraram normalmente não apresentaram melhora.

Mas é importante escolher o jeito certo de segurar a respiração (sim, existe diferença).

O autor da pesquisa, Xavier Woorons, contou ao site The Globe and Mail que normalmente segurar os a respiração ao inalar, mas essa forma é desconfortável para o corpo, já que os níveis de dióxido de carbono no sangue aumentam e os níveis de oxigênio não diminuem significativamente.

Em vez disso, segure o ar após a expiração, de modo que o suprimento de oxigênio nos pulmões já estará esgotado. Esta abordagem pode diminuir os níveis de oxigênio no sangue para até 87% do valor máximo durante o treino, um efeito equivalente ao treinamento a 2 mil metros de altitude. O comum é a porcentagem de oxigênio ficar acima de 95%.

No estudo, os jogadores de rugby faziam tiros de 40 metros demorando cerca de seis segundos cada um, sem respirar. A missão não é fácil, correr com baixo volume pulmonar é um desafio físico e mental, nem todos se adaptam. Pessoas com pressão alta, problemas cardíacos ou pulmonares não devem arriscar.

Os benefícios aparecem principalmente na capacidade de repetir tiros curtos, por isso é mais útil para esportes em equipe e tênis, do que para atletas que usam resistência.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy