Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Trabalhar à noite aumenta o risco de desenvolver diabetes

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

22/02/2018 14h03

Trabalhar à noite aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2. É o que revelou um novo estudo publicado na Diabetes Care.

Os pesquisadores usaram um grande banco de dados de saúde do Reino Unido para comparar a prevalência do diabetes em 47.286 trabalhadores noturnos e 224.928 trabalhadores diurnos.

Veja também

Os dados incluíram informações sobre idade, sexo, raça, histórico familiar de diabetes, uso de álcool, duração do sono, índice de massa corporal e outras características de saúde e comportamentos.

Depois de controlar fatores associados ao diabetes, eles descobriram que, em comparação a trabalhadores diurnos, as pessoas que tinham turnos irregulares e frequentemente exerciam suas funções à noite eram 44% mais propensos a ter diabetes tipo 2.

Quem possui turnos com algum trabalho noturno tem probabilidade 18% maior de ter a doença; e o risco de funcionários que ocasionalmente ficam na empresa à noite é 15% mais elevado do que quem só trabalha durante o dia.

Céline Vetter, principal autora do estudo e professora associada da Universidade do Colorado, afirmou que o trabalho noturno pode desalinhar o ritmo circadiano, reduzir o gasto energético e restringir parcialmente o sono, o que contribui para o aumento do risco do diabetes tipo 2.

"Em algumas indústrias, como saúde e segurança, é inevitável as pessoas não trabalharem de noite. Mas é importante que as pessoas priorizem o sono, se mantenham fisicamente ativas e com um peso saudável", alerta Vetter.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy