Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Meu pai tem 95 anos e não para de se masturbar. É normal, Jairo?

Do VivaBem, em São Paulo

22/02/2018 04h00

A leitora conta que seu pai está com 95 anos e vive se masturbando à noite, o que incomoda a família. Ela quer saber se há algum tratamento para o problema e qual médico deve levar seu pai.

O especialista em sexualidade Jairo Bouer explica que, por mais que hoje em dia existam várias alternativas para prolongar a vida sexual, é muito difícil um homem de 95 anos ter ereção suficiente para uma relação --ou masturbação. 

Jairo explica é comum pessoas mais velhas sofrerem com a diminuição das capacidades cognitivas. Portanto, é provável que o pai da leitora esteja apenas fantasiando que está tendo ereções e se masturbando. 

Bouer sugere que ela o leve a um neurologista para avaliar suas funções cognitivas. Depois, o indicado é ter um bate-papo franco, falando sobre o quanto a atitude incomoda a rotina da casa. Um urologista pode dar algumas estratégias de como lidar com a situação.

Você tem alguma dúvida? Mande um e-mail para o drjairobouer@uol.com.br. Acompanhe ainda o blog do Jairo Bouer. E, se você perdeu algum programa do @saúde, assista a outras edições.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy