Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Quem nasce com doenças cardíacas possui risco maior de ter demência

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

21/02/2018 18h40

Um novo estudo divulgou a informação inédita de que pessoas que nasceram com doenças cardíacas correm mais risco de ter demência. As informações foram publicadas no jornal online Circulation, da American Heart Association.

“A pesquisa mostra que crianças nascidas com problemas cardíacos possuem maior possibilidade de ter uma ou mais questões de desenvolvimento neurológico quando comparadas a crianças sem doença cardíaca. Com essa informação, agora podemos afirmar que as consequências desse tipo de problema continuam até a idade adulta”, explicou Nicolas Madsen, cardiologista e autor do estudo.

Veja também:

A análise é dinamarquesa e acompanhou pessoalmente mais de 10 mil adultos com cardiopatia congênita (apelidada de CHD). Os voluntários que marcaram presença na pesquisa eram nascidos entre 1890 e 1982.

Mas os cientistas também recolherem dados de registros médicos que abrangem todos os hospitais dinamarqueses para identificar outros adultos diagnosticados com doenças cardíacas congênitas entre 1963 a 2012.

Os pesquisadores encontraram um risco aumentado de demência em 60% dos pacientes que nasceram com doenças cardíacas, em comparação com a população geral. O risco foi 160% maior ao comparar aqueles com menos de 65 anos.

Madsen afirmou que é importante reconhecer que muitos desses adultos nasceram durante um período em que as intervenções médicas e cirúrgicas eram mais limitadas do que hoje. Ainda assim, ele disse que precisamos entender as necessidades de saúde e os fatores de risco que afetam o maior número de adultos de meia-idade e ainda mais velhos que atualmente vivem com CHD.

Como as pessoas com esta doença estão vivendo por mais tempo atualmente, só agora os médicos estão descobrindo os diferentes problemas de desenvolvimento neurológico que o problema pode causar.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy