Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Proteína que causa Alzheimer foi transmitida para 8 pessoas em cirurgia

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

19/02/2018 12h16

Um novo estudo publicado no Acta Neuropathologica descobriu que, no passado, proteínas ligadas ao Alzheimer podem ter sido transmitidas para pacientes por instrumentos cirúrgicos. Os pesquisadores identificaram que isso aconteceu com oito pessoas que operaram em um período em que as ferramentas não eram esterilizadas como hoje.

Ainda não há indicações de que o Alzheimer tenha sido causado por proteínas sendo transportadas dessa maneira, mas os pesquisadores descobriram que esses oito pacientes, submetidos a uma cirurgia na cabeça quando jovens, tiveram angiopatia amiloide cerebral (AAC).

Veja também

Considerando que nenhuma das oito pessoas tinha uma predisposição para a doença, os pesquisadores suspeitam que a cirurgia anterior transportou proteínas amilóides —que estão associadas a CAA e ao Alzheimer.

Embora os cientistas ainda não tenham certeza sobre como o Alzheimer comece, a acumulação de proteínas beta-amilóides e tau no cérebro —levando a uma quebra em suas funções normais— é uma das principais características da doença. Os pesquisadores acreditam que essas proteínas podem ter sido transmitidas por meio de instrumentos cirúrgicos contaminados.

"Nossas descobertas relacionam-se aos procedimentos neurocirúrgicos feitos há muito tempo. No entanto, a possibilidade de transmissão de proteínas patológicas, embora rara, deve influenciar as revisões de esterilização e práticas de segurança para procedimentos cirúrgicos", afirma Sebastian Brandner, pesquisador do University College London no Reino Unido.

O problema é que as proteínas amilóides são muito resistentes aos métodos usuais de ferver e secar instrumentos. Por isso, os pesquisadores acreditam que recorrer a instrumentos descartáveis pode contribuir para evitar essa transmissão.