É no xixi? O modo como eliminamos boa parte da gordura vai te surpreender

O que acontece com a gordura quando emagrecemos? Apesar de por muito tempo os profissionais da saúde acreditarem que ela saía do corpo pelo xixi, um estudo mostrou que, apesar de uma pequena porcentagem dela realmente ser expelida pela urina, sua maior parte é eliminada pela respiração.

A pesquisa, conduzida por uma equipe da UNSW Science, em Sydney, na Austrália, em 2014, calculou exatamente o que acontece com nossa gordura quando perdemos alguns quilos.

O surpreendente foi notar que a cada 10 kg de gordura, 8,4 kg se transformam em dióxido de carbono, que é expirado. 1,6 kg se junta à água, que excretamos por meio de urina, lágrimas, suor e outros fluidos corporais.

"Nossos cálculos mostram que os pulmões são o órgão excretor primário da gordura", escreveu a equipe no periódico British Medical Journal.

De acordo com os cientistas, o excesso de carboidratos e proteínas que comemos é convertido em triglicerídeos (compostos feitos de carbono, hidrogênio e oxigênio) e armazenados em gotículas lipídicas dentro de células de gordura.

Para perder peso, é preciso quebrar esses triglicerídeos, e 84% dos átomos de uma molécula de gordura são exalados como dióxido de carbono e os 16% restantes são excretados como água.

Infelizmente, isso não significa que respirar profundamente vai ajudá-lo a perder peso. Para quebrar a gordura é preciso se exercitar.

"Você só pode respirar um determinado números de vezes por dia. Em um dia de descanso, por exemplo, você respira cerca de 12 vezes por minuto, ou seja, 17.280 vezes por dia. Cada expiração leva 10 miligramas de carbono com ela, aproximadamente", disse Ruben Meerman, autor do estudo, ao site ABC Science. "Então, há um limite de gordura perdido em um dia sem exercício."

*Com matéria publicada em 05/09/2018

Deixe seu comentário

Só para assinantes