Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sua pressão está nas alturas? Subir escadas ajuda a baixá-la

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

14/02/2018 15h16

Está sem tempo -- ou sem dinheiro -- para se matricular em uma academia e cuidar da saúde? A saída pode estar bem ali, naquele lance de escada em sua casa ou trabalho. Um novo estudo, publicado nesta quarta-feira (14) no jornal da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, demonstrou os inúmeros benefícios da atividade para a saúde.

Fazer esse tipo de exercício não apenas diminuiu a pressão arterial, como também aumentou a força das pernas, especialmente em mulheres na pós-menopausa, que possuem deficiências de estrogênio e são mais suscetíveis a problemas vasculares e nos músculos. Entre as vantagens adicionais estão a perda de gordura, melhora das taxas de colesterol e triglicérides e redução do risco de osteoporose.

Leia também:

No estudo, mulheres coreanas na pós-menopausa treinaram quatro dias por semana, "escalando" 192 degraus de duas a cinco vezes por dia. Os pesquisadores concluíram que subir escada levou a uma redução na rigidez arterial e pressão arterial, além de causar um aumento na força das pernas em mulheres pós-menopáusicas hipertensas no estágio 2.

"O trabalho demonstra que simples intervenções no estilo de vida podem ser eficazes na prevenção ou redução dos efeitos negativos da menopausa e da idade no sistema vascular e nos músculos das pernas", ressaltou JoAnn Pinkerton, diretor executivo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, ao EurekAlert.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook:
 https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy