Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Níveis elevados de açúcar no sangue são ligados a perda da memória

iStock
Imagem: iStock

Do VivaVem, em São Paulo

14/02/2018 12h11

O aumento dos níveis de açúcar no sangue estaria associado ao declínio cognitivo, quando há perda de memória, falta de atenção e dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico. Essa foi a conclusão de um estudo a longo prazo, que avaliou a função cognitiva de 5.189 pessoas, com idade média de 66 anos, após testarem o nível de açúcar no sangue desses indivíduos.

Os pesquisadores usaram o HbA1c, um teste que mede com precisão os níveis de glicose durante um período de semanas ou meses. Ele é diferente do teste de sangue no dedo, por exemplo, que dá uma leitura apenas em um dado momento. O estudo, publicado no jornal Diabetologia, seguiu esse grupo por até 10 anos, rastreando os níveis de glicose no sangue e testando periodicamente a habilidade cognitiva.

Leia também:

No início não houve associação entre os níveis de açúcar no sangue e a cognição, porém, consistentemente ao longo do tempo, as pontuações nos testes de memória e função executiva diminuíram à medida que os níveis de HbA1c aumentaram, mesmo em pessoas sem diabetes.

A pesquisa controlou muitas outras variáveis, entre elas idade, sexo, colesterol, educação, estado civil, histórico de depressão, tabagismo, consumo de álcool, hipertensão e doenças cardiovasculares.

E agora?

Por ter sido um estudo observacional que não provou causa e efeito, o autor principal, Wuxiang Xie, pesquisador do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Pequim (China), explicou ao The New York Times que o mecanismo subjacente ainda é desconhecido.

Ainda assim, ressaltou que "as complicações microvasculares relacionadas ao diabetes podem ser, pelo menos em parte, o motivo do subsequente declínio cognitivo." No entanto, estudos futuros são necessários para revelar melhor os mecanismos de forma precisa.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy