Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dieta vegana melhora marcadores de diabetes em adultos obesos, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

14/02/2018 19h08

Encher seu prato de verde e investir em uma dieta baseada em plantas melhora a função das células beta e a sensibilidade à insulina em adultos com excesso de peso sem história de diabetes, segundo um novo estudo publicado no periódico Nutrients, com pesquisas do Physicians Committee for Responsible Medicine.

O trabalho científico analisou participantes com excesso de peso e sem história de diabetes, que foram divididos em dois grupos. Durante 16 semanas, os voluntários do time da intervenção seguiram um cardápio vegano com baixo teor de gordura, baseado em frutas, verduras, grãos integrais e leguminosas, sem limite de calorias. Já o outro time não alterou a dieta.

Veja também:

Nenhum dos grupos mudou a rotina de exercícios ou de medicamentos.

Para analisar os resultados, os cientistas deixaram claro que medir a função das células beta, responsáveis por armazenar e liberar insulina, pode ajudar a avaliar o futuro risco de ter diabetes tipo 2.

Os pesquisadores concluíram que as pessoas que seguiram a dieta vegetariana tiveram aumento da secreção de insulina estimulada pela refeição e da sensibilidade à glicose das células beta. Também apresentaram diminuição no nível de açúcar no sangue, tanto no jejum como durante as refeições.

Quem focou na alimentação vegana ainda perdeu de peso e reduziu a gordura corporal.

"Felizmente, este estudo acrescenta à crescente junção de evidências de que os alimentos são realmente remédios e que manter uma dieta saudável baseada em plantas pode ajudar na prevenção de diabetes", explica Hana Kahleova, autora principal da pesquisa.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy