Topo

Morrendo de calor no Carnaval? Água e alimentos certos ajudam a sobreviver

Foliões curtem o bloco Havaianas Usadas na Avenida dos Andradas, em Belo Horizonte (MG) - Alexandre Mota/UOL
Foliões curtem o bloco Havaianas Usadas na Avenida dos Andradas, em Belo Horizonte (MG) Imagem: Alexandre Mota/UOL

Do VivaBem, em São Paulo

12/02/2018 15h39

Curtir o bloquinho está sendo bem divertido nesses dias de Carnaval. Só que, ao ficarem praticamente o dia inteiro na rua, com o sol rachando, muitas pessoas estão sentido que o calor está, literalmente, "de matar". Isso acontece porque, nos dias quentes, o corpo perde mais água do que o normal. Nessa hora, o organismo não consegue regular a hidratação apenas pela sede e a ingestão de líquidos.

A solução é consumir também alimentos que contenham maior quantidade de água, pois eles ajudam a regular o organismo. Especialista ouvidos pelo VivaBem explicam que, quando falta líquidos, a temperatura do corpo sobe e provoca a desestruturação de proteínas. Isso gera problemas nas reações químicas do organismo, nos hormônios e nas enzimas, pois as proteínas são as responsáveis por esses processos.

Leia também:

O que devo comer?

Para continuar se divertindo no bloquinho sem problemas, vale apostar em frutas como melancia, melão e pera, além de água de coco, que devem ser consumidos de três a quatro vezes ao dia. Verduras, saladas e pratos leves são as comidas mais indicadas para os dias quentes. Motivo: além de água, alimentos naturais ajudam a repor vitaminas e minerais que o corpo perde no suor.

Uma boa saída é fazer várias pequenas refeições para facilitar a digestão e manter o metabolismo funcionando direito. Vale consumir grãos integrais, carne bovina e de frango, além de leite (ricos em zinco).

Também vale incluir nessa lista batata, tomate e banana (ricos em potássio), cereais integrais, legumes, fígado de boi e carnes vermelhas (ricos em vitaminas do complexo B), frutas cítricas e vegetais escuros (ricos em vitamina C).

Fuja desses

É difícil resistir a uma cerveja gelada no calor. Porém, bebidas alcoólicas e refrigerantes desidratam o organismo. Nosso organismo utiliza muitá água para metabolizar e eliminar as toxinas do álcool. Já os refris são feitos com xaropes cheios de química e, por isso, também são considerados tóxicos.

Comidas quentes e gordurosas também devem ser evitadas nessa época. Isso porque refeições compostas por queijos amarelos, manteiga, embutidos, frituras, molhos, massas e doces muito elaborados são de difícil digestão e sobrecarregam o sistema intestinal, provocando a sensação de moleza e sonolência. E ninguém quer ficar assim no meio do Carnaval, não é?

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy