Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Quer ser um idoso que curte o Carnaval? Capriche nos exercícios físicos

Orlando Drummond posa com fãs em bloco de Carnaval - Reprodução/Instagram/animeightrj
Orlando Drummond posa com fãs em bloco de Carnaval Imagem: Reprodução/Instagram/animeightrj

Do VivaBem, em São Paulo

11/02/2018 16h48

O ator e dublador Orlando Drummond surpreendeu os fãs quando surgiu, aos 98 anos, curtindo o Carnaval em meio aos foliões do bloco Diversão Brasileira, que desfilou na tarde de sábado (10), no Rio de Janeiro (RJ).

Conhecido pela clássica interpretação do Seu Peru, personagem da Escolinha do Professor Raimundo, além das vozes do Scooby Doo, Alf, Popeye, Vingador, entre outras dublagens, Drummond participou da festa e tirou fotos com fãs.

Leia também:

Dá para chegar nessa faixa etária esbanjando animação, assim como o ator e dublador? A resposta é sim, mas é preciso se exercitar frequentemente, fator que ajuda a melhorar, e muito, a qualidade de vida da pessoa.

Só vantagens

De acordo com especialistas ouvidos pelo VivaBem, o exercício tem a capacidade de melhorar, entre outras coisas, a força muscular, funcionamento cardíaco e pulmonar, valores da pressão arterial, níveis de colesterol, de glicemia e ainda a qualidade do sono.

Além disso, fazer um treino de forma regular aumenta a aptidão física e a qualidade de vida, diminuindo a taxa de morbidade e mortalidade e ainda aumentando a força e condição funcional.

Isso melhora a capacidade aeróbia, reduze (ou evita) a osteoporose, reduz a perda de massa magra (músculos) e o uso de medicamentos, melhorando a autoestima e diminuindo sintomas de depressão e a incidência de doenças ligadas ao envelhecimento.

Qual é o problema?

O envelhecimento traz uma perda natural de massa muscular. A má notícia é que esse processo tem início próximo aos 30 anos de idade (alô, prevenção!), mas a perda se torna muito mais acentuada após os 60 anos.

Nessa fase da vida, é comum a perda de potência, que é a capacidade de produzir força com velocidade, algo muito relacionado com as atividades do dia a dia. Quando isso acontece, o idoso acaba ficando sem equilíbrio e velocidade na realização das atividades.

Força nele

Idoso; desidratação - iStock - iStock
Aeróbio também é importante
Imagem: iStock

Para evitar a perda de massa muscular, o treinamento de força é o tipo de exercício mais recomendado para os idosos. Esse treinamento é feito com pesos, mas com intensidade em torno de 80% da força máxima, em uma escala de 0 a 10, sendo 0 muito fácil e 10 impossível.

O treinamento de potência também pode trazer inúmeros benefícios para os idosos. Feito com pesos, com os mesmos exercícios, mas com intensidades em torno de 45% da máxima, mas a velocidade do movimento é maior. Esse treino tem o objetivo de aumentar a velocidade de contração e a força, diminuindo a perda de massa muscular.

Além de tudo isso, é interessante a pessoa fazer um pouco de treino aeróbio, como andar, correr, nadar, ou jogar tênis que, se realizados com frequência e intensidades adequadas, garantem excelentes adaptações cardiovasculares. Idoso ou não, que tal já começar a se preparar para os próximos Carnavais?

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy