Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Fim da resistência? Novo composto pode impedir que bactérias causem doenças

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

10/02/2018 11h25

Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), publicaram um estudo no Journal of Biological  Chemistry em que relataram serem os primeiros a descrever como as células da bactéria Streptococcus --responsável por doenças como a pneumonia-- regulam seu comportamento de forma coletiva, processo chamado de quorum sensing

Essa espécie de "regulamentação social" pode proporcionar muitos benefícios e, no caso de bactérias ruins, promover a sobrevivência dela, pois ajuda a se defenderem contra o sistema imunológico de cada pessoa. Assim, os cientistas acreditam que essas vias sensoriais seriam bons alvos para drogas que manipulem a atividade bacteriana e reprimam tamanha virulência em sua ação. 

Leia também:

Exatamente por isso, a equipe desenvolveu uma técnica que bloqueia parte do processo de comunicação e identifica uma pequena molécula que promove a detecção de quorum das Streptococcus. Esta molécula estabiliza o sinal químico transmitido entre as células. 

Resistência bacteriana

"Após identificarmos esse caminho e composto químico, podemos buscar maneiras de manipular o quorum sensing e até silenciar a comunicação entre as bactérias", explicou Federle, professor associado de química medicinal e farmacognosia no UIC College of Pharmacy.

Ao silenciar esta comunicação, pode ser possível "convencer as bactérias a permanecerem em um estado não hostil", algo que o pesquisador considera vital diante da crescente resistência aos antibióticos na sociedade atual.

"Todos os antibióticos que surgiram possuem algum nível de resistência na natureza. Precisamos encontrar uma maneira de parar as bactérias antes de se tornarem uma ameaça e exigir tratamento", finalizou.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy