Fim da resistência? Novo composto pode impedir que bactérias causem doenças

iStock
Imagem: iStock

10/02/2018 11h25

Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), publicaram um estudo no Journal of Biological  Chemistry em que relataram serem os primeiros a descrever como as células da bactéria Streptococcus --responsável por doenças como a pneumonia-- regulam seu comportamento de forma coletiva, processo chamado de quorum sensing

Essa espécie de "regulamentação social" pode proporcionar muitos benefícios e, no caso de bactérias ruins, promover a sobrevivência dela, pois ajuda a se defenderem contra o sistema imunológico de cada pessoa. Assim, os cientistas acreditam que essas vias sensoriais seriam bons alvos para drogas que manipulem a atividade bacteriana e reprimam tamanha virulência em sua ação.