Topo

Tudo sobre Infarto

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Risco de ataque cardíaco aumenta quase 7 vezes quando você está gripado

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

09/02/2018 13h13

Parece que além dos sintomas clássicos de dor de cabeça, coriza, espirro e febre, a gripe também pode ter influência em seu coração.

Uma pesquisa publicada no periódico The New England Journal of Medicine mostra que a doença aumenta substancialmente o risco de ataque cardíaco.

Leia também:

Durante um período de sete anos, cientistas do Canadian Institutes of Health Research analisaram uma série de casos controlados de gripe para avaliar a associação entre a infecção pelo vírus influenza e a hospitalização por infarto agudo do miocárdio.

Ao todo, os pesquisadores identificaram 364 ataques cardíacos em pessoas de 35 anos que foram hospitalizadas um ano depois ou um ano antes de serem diagnosticadas com gripe. Desses infartos, 20 ocorreram no intervalo de risco (os primeiros sete dias da doença).

Os cientistas calculam que o risco de ter um ataque cardíaco na primeira semana após pegar gripe é mais de seis vezes maior do que o risco em qualquer outro período. Outros tipos de infecções respiratórias virais triplicaram esse perigo.

"As infecções causam inflamação", disse o autor principal, Jeffrey C. Kwong, cientista do Clinical Evaluative Sciences, de Toronto, no Canadá. “Isso pode causar coagulação nos vasos que servem o coração. Em alguém que já está em alto risco, a chance de infarto aumenta."

Além da vacinação contra a gripe, os pesquisadores destacaram a importância de outras medidas para evitar a doença, como lavar frequentemente as mãos.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy