Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Por que antes a vacina contra a febre amarela durava apenas dez anos?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

06/02/2018 04h00

"Até alguns anos atrás a vacinação contra febre amarela deveria ser feita a cada dez anos. Então, o que mudou na composição?"

A orientação antiga da vacina era que, após imunizada, a pessoa deveria tomar uma dose de reforço após 10 anos. Entretanto, essa recomendação foi alterada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2014 e pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) em 2017. As autoridades de saúde reconheceram que apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção.

Desde que ela começou a ser produzida, em 1937, foram realizados inúmeros estudos clínicos para definir sua eficácia na proteção à doença. A vacina, no entanto, continuou sendo a mesma e não houve mudança em sua composição. A única diferença é que, após décadas, esses estudos reuniram evidências suficientes para considerar uma dose satisfatória para a proteção pelo resto da vida.

Leia também:

Hoje, como a demanda está ainda maior no Brasil, uma dose fracionada começou a ser distribuída em algumas cidades. Essa versão é feita com a mesma composição da versão padrão, mas em menor quantidade --equivale a um quinto de uma dose e tem validade de oito anos.  

Fontes: Carolina Lázari, assessora médica em infectologia do Fleury Medicina e Saúde; Assessoria de Comunicação de Bio-Manguinhos/Fiocruz.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy