Topo

Tomar chá muito quente aumenta risco de câncer, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

06/02/2018 11h58

Se você consome altas quantidades de álcool ou fuma, melhor esperar seu chá esfriar um pouco antes de colocá-lo na boca.

Um novo estudo publicado no Annals of Internal Medicine mostra que pessoas que tomam frequentemente bebidas muito quente e ingerem mais de 15 g de álcool por dia têm um risco cinco vezes maior de câncer de esôfago, em comparação a quem bebe pouco chá e menos de 15 g de álcool diariamente.

Leia também:

A pesquisa foi feita por cientistas chineses da National Natural Science Foundation. Eles observaram, durante quase 10 anos, mais de 456 mil pessoas, com idade entre 30 e 79 anos.

De acordo com os pesquisadores, além daqueles que bebem álcool excessivamente, pessoas que fumam devem evitar o chá quente, pois a associação também eleva o risco de tumores.

A ideia, é claro, não é ter medo da bebida feita com ervas. O problema está mesmo em consumir o líquido em altas temperaturas, algo muito normal na China.

Embora não seja tão comum no Brasil, se beber chá fervendo for um hábito seu e você fumar ou ingerir álcool, melhor parar com um desses costumes (de preferência o cigarro e o álcool).

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy