Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Não consegue decorar um telefone? A culpa pode ser das noites mal dormidas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

05/02/2018 17h11

Já tentou repetir o mesmo número de telefone para digitá-lo dez segundos depois e não conseguiu mais lembrar? Então é porque você precisa exercitar a sua memória de trabalho, responsável por cuidar do armazenamento temporário das informações.

Um novo estudo revela que uma noite mal dormida impacta a memória de trabalho, principalmente das mulheres. Publicada no Journal of Sleep Research, a pesquisa quis desvendar como uma noite de pouco sono impacta essa memória e se isso acontece de forma diferente entre homens e mulheres.

Veja também:

Para isso, os pesquisadores analisaram 24 adultos, sendo 12 homens e 12 mulheres. Eles foram submetidos a dois testes de memória, sendo um após uma noite de sono de oito horas e outro após uma noite de privação de sono -- que é quando não dormimos o suficiente para o organismo se recuperar.

O teste de memória exigia que os participantes se lembrassem de uma sequência de números de oito dígitos. Cada um dos participantes repetiu o teste 16 vezes e a equipe usou sua pontuação para estimar o desempenho da memória de trabalho.

Mulheres são mais afetadas

Para a surpresa dos pesquisadores, os resultados revelaram que a perda de sono de uma noite parecia não ter impacto na memória de trabalho dos homens.

No entanto, as mulheres que perderam a noite de sono mostraram uma redução na memória de trabalho nos testes, embora as próprias participantes não percebessem isso.

"A memória de trabalho é central no funcionamento cognitivo e é a chave para um fazer um bom trabalho. Uma queda no desempenho dessa memória devido a noites mal dormidas ainda representa um fator de risco para acidentes e erros prejudiciais", escreveu Frida Rångtell, autora do estudo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy