Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Levante do sofá: o simples ato de ficar em pé já pode ajudar a perder peso

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

02/02/2018 20h35

Uma nova pesquisa vai te convencer a nunca mais ficar muito tempo com o bumbum na cadeira. Nós sabemos que ficar sentado por horas não é bom para saúde, mas o estudo especificou que ficar seis horas por dia em pé, ao invés de sentado, ajuda a perder peso.

É claro que a chave para combater os efeitos negativos do sedentarismo é fazer exercícios, mas encontrar tempo e motivação para ir até a academia muitas vezes são um grande desafio. Assim, também é importante pensar o que você pode mudar na sua rotina para beneficiar o corpo.

Veja também:

Neste caso, pense que algo tão simples quanto ficar em pé já ajuda. Cientistas da Mayo Clinic, em Rochester, realizaram a primeira revisão sistemática de estudos que analisam a diferença entre sentar e ficar em pé em termos de queima de calorias.

A equipe examinou 46 estudos, que somaram as experiências de 1.184 voluntários com idade média de 33 anos e peso médio de 65 kg. Os resultados foram publicados no European Journal of Preventive Cardiology.

Na análise, os pesquisadores notaram que, em comparação a ficar sentado, estar de pé está ligado a uma queima maior de 0,15 calorias por minuto. Isso significa que, se um adulto pesa 65 kg substituir o hábito de ficar sentado por ficar em pé por um período de 6 horas todos os dias, queimaria 54 calorias a mais do que nos seus tempos de sedentário.

Ao longo de um ano, isso equivale a perder 2,5 kg. Em quatro anos seriam 10 kg.

“Tudo bem que para muitos adultos pode parecer impossível ficar de pé por longos período, especialmente aqueles que têm trabalhos em que ficam sempre sentados na mesa. Porém, para aqueles que ficam sentados por 12 horas por dia, por exemplo, cortar este tempo pela metade traria grandes benefícios”, afirma Francisco Lopez-Jimenez, que liderou a meta-análise em entrevista ao portal Medical News Today.

A ideia é acrescentar em nossas rotinas diárias algumas atividades de baixo impacto que podem melhorar a nossa saúde a longo prazo.  

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy