Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Jaqueline do BBB18 improvisa treino e quase se machuca; veja perigos disso

Do VivaBem, em São Paulo

01/02/2018 13h38

Em uma tentativa de fazer um exercício para membros inferiores, a sister Jaqueline, do BBB18, quase se machucou na academia. De acordo com Paulo Gentil, doutor em ciências da saúde e professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG), a dica é evitar improvisos e usar os equipamentos para o que eles foram criados.

A participante do reality estava usando o Smith, também conhecido como barra guiada, para fazer o leg press vertical, exercício para definir as pernas. O aparelho, normalmente, é usado em agachamentos e alguns exercícios para membros superiores, como desenvolvimento. 

Leia também:

Gentil explica que o leg press vertical caiu em desuso por seu risco para a saúde. “Esse exercício gera mais compressões na coluna, além de aumentar risco de lesões lombares. Outro problema é que como a cabeça fica muito para baixo, pode gerar tontura, dor de cabeça e até mesmo acidentes cerebrovasculares”, fala.

Se a atividade em si já não é recomendada, o modo que a sister optou em fazê-la é menos ainda. O problema de executar o exercício com a barra guiada é que a área de contato da barra com o pé é pequena, o que além de desconfortos pode causar lesões na sola do pés. 

O quadro é agravado pelo formato circular da barra, que cria uma superfície instável e aumenta o risco de acidentes. Em resumo, é uma variação ineficiente e perigosa”, explica Gentil.

O doutor em ciências da saúde explica que basta substituir a atividade pelo leg press 45º ou leg na máquina, que trabalham as mesmas regiões, só que de forma mais segura e confortável. “É desnecessário fazer o leg press no Smith, pois já temos máquinas seguras para executar o movimento. As barras foram feitas para serem seguradas com as mãos ou apoiadas nos ombros”, finaliza.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy