Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Aula de samba queima até 700 calorias e ajuda a melhorar postura

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thamires Andrade

Do VivaBem, em São Paulo

30/01/2018 04h01

O Carnaval está chegando e muita gente quer aproveitar a ocasião para aprender a dançar um dos ritmos mais tocados na festa: o samba. Sabendo disso, diversas academias incluem aulas dessa modalidade na grade. E há boas razões para você aderir a elas. Além de queimar até 700 calorias por aula e ajudar definir o corpo, a atividade traz benefícios como melhora da autoestima e da postura.

“Toda aula de dança contribui para a boa postura, mas a de samba é diferente. Se você estiver sem a posição adequada, vai se desequilibrar e se cansar rápido”, explica Suanne  Baena, professora de dança da academia Bodytech.

Veja também:

A aula é uma opção divertida e acaba sendo um ‘exercício disfarçado’. "Ela reduz o estresse, melhora a disposição e promove sociabilização entre os alunos”, explica Camila Belluomine, professora da Bio Ritmo.

Claro que sambar na ponta do pé vai bem além de diversão... A atividade trabalha vários grupos musculares. Os principais são os dos membros inferiores (com destaque para os glúteos, as coxas e panturrilhas) e do tronco, já que, para deixar os movimentos elegantes, os músculos da região abdominal são muito ativados.

De acordo com Suanne, as aulas técnicas de samba queimam menos calorias (até 400) por não serem intensas do início ao fim. “Passamos a técnica postural, como pisar no chão e o ritmo do samba. Para, depois, acelerar as músicas e chegarmos ao samba enredo”, explica. 

Além de contribuir com a perda de peso e diversão, Suanne explica que sambam ajuda a afinar a cinturinha. “Para conseguir manter aquela postura elegante, trabalhamos muito os músculos transversos e laterais do abdome, isso ajuda na cintura”.

Apesar de todas essas vantagens corporais, as professoras reconhecem que o maior benefício das aulas é a melhora na autoestima dos alunos. “As mulheres se sentem bem e bonitas quando aprendem a dançar. A aula tem muitos benefícios psicológicos", diz Suanne.

Não existe contraindicação para sambar e a modalidade recebe todos os tipos de alunos, no entanto, cabe ao professor fazer as adaptações necessárias, já que a aula exige um pouco de coordenação motora. “Se vamos dar aula para terceira idade, não podemos trabalhar muito a intensidade, nem subir na ponta do pé devido a questão de equilíbrio. Mas todo mundo pode participar”, afirma Suenne.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy