Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Número de idosos diagnosticados com mais de 4 doenças vai dobrar até 2035

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

28/01/2018 13h32

O número de idosos diagnosticados com quatro ou mais doenças dobrará de 2015 a 2035. É o que revela um estudo publicado no Age and Aging, periódico científico da British Geriatrics Society.

A pesquisa também revela que um terço da população será diagnosticada com demência, depressão ou alguma deficiência cognitiva.

Veja também:

O estudo, realizado por pesquisadores do Instituto para o Envelhecimento da Universidade de Newcastle, descobriu que, nos próximos 20 anos, haverá uma expansão do número de idosos que sofrem de múltiplas doenças.

Ou seja, o aumento de expectativa de vida de 3,6 anos para os homens e 2,9 anos para as mulheres serão gastos com os cuidados dessas doenças.

Segundo a pesquisa, nos próximos 20 anos, o maior aumento nos diagnósticos será de câncer (cerca de 179,4%) e de diabetes (118,1%) na população mais velha.

Nos idosos com mais de 85 anos, todas as doenças, além da demência e da depressão, mais do que duplicarão em números absolutos entre 2015 e 2035.

Carol Jagger, professora de epidemiologia do Instituto de Envelhecimento da Universidade de Newcastle e líder do estudo, explica que grande parte do aumento dessas doenças é resultado do crescimento da população com mais de 85 anos.

“O que é mais preocupante é que quando os jovens adultos de hoje tiveram entre 65 e 74 anos, eles estarão mais propensos a terem de duas a três doenças do que no passado. Tudo por conta da prevalência da obesidade e da falta de atividade física que são fatores de risco para várias doenças”, afirma Carol.

Para os pesquisadores, essa descoberta pode contribuir para os sistemas de saúde repensarem sobre estrutura e recursos, já que o cuidado com um idoso com múltiplas doenças precisa ser feito de forma diferente.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy