Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Nível de gordura corporal elevada aumenta o risco de câncer de mama

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

27/01/2018 18h38

Muitos estudos já encontraram relação entre a obesidade e diversos tipos de câncer. No entanto, uma nova pesquisa apresentada na conferência sobre câncer e obesidade da Associação Americana de Pesquisa sobre Câncer identificou que o percentual de gordura corporal também pode estar relacionado com a doença.

Os pesquisadores descobriram que o risco de câncer de mama era duas vezes maior entre as mulheres que já tinham entrado na menopausa e estavam no peso adequado, mas com um nível de gordura corporal excessivo.

Veja também:

"Essa descoberta mostra que uma grande parte da população tem risco de desenvolver câncer de mama e não está ciente", disse Neil Iyengar, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores analisaram os dados da Women's Health Initiative (WHI), um estudo observacional que acompanha a saúde das mulheres na pós-menopausa entre 50 e 79 anos. O estudo incluiu participantes com IMC normal e sem histórico de câncer de mama.

As pacientes foram acompanhadas por 16 anos e fizeram uma série de testes para verificar o desenvolvimento de câncer de mama invasivo. Dos 3.460 participantes no estudo, 182 desenvolveram câncer de mama invasivo durante o seguimento.

Na análise, as mulheres com maior teor de gordura corporal tiveram duas vezes mais risco de desenvolver câncer de mama invasivo em comparação com as que tinham um percentual de gordura menor.

Iyengar e colegas também descobriram que o risco de câncer de mama HER2 positivo (um dos tipos mais agressivos da doença) aumentou em 35% para cada aumento de 5 quilos em gordura corporal total.

"Também é notável que o nível de atividade física foi menor em mulheres com maiores quantidades de gordura corporal. Isso sugere que a atividade física pode ser importante, mesmo para quem não é obeso ou tem excesso de peso. Esperamos que essa descoberta alerte as mulheres a não se preocuparem com o peso, mas sim com a gordura corporal", fala Iyengar.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy