Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ossos podem ter papel importante na manutenção do peso ideal

Getty Images
Imagem: Getty Images

Gretchen Reynolds

Do The New York Times

25/01/2018 11h50

Nosso esqueleto pode nos ajudar a manter o peso sob controle, de acordo com um fascinante estudo feito com animais. A pesquisa sugere que os ossos podem estar muito mais intimamente ligados ao controle de peso e de apetite do que os cientistas imaginavam. Isso também levanta questões interessantes sobre se um estilo de vida sedentário pode nos fazer ganhar alguns quilos, em parte, por confundir nossos ossos.

Não há dúvida de que nosso corpo gosta de manter o peso que teve em algum momento. Isso se deve, em grande parte, a nossa predileção biológica pela homeostase, ou estabilidade fisiológica, que nos leva a recuperar todo o peso que perdemos e, teoricamente, perder todo o peso que ganhamos.

Veja também:

Para atingir essa estabilidade, entretanto, nosso corpo precisa conseguir sentir o quanto pesamos, perceber quando nosso peso muda e responder de acordo, como se tivéssemos uma balança interna. Ainda não é claro como isso ocorre.

Há alguns anos, cientistas descobriram um dos possíveis mecanismos envolvendo a leptina, um hormônio liberado pelas células gordurosas. Em termos gerais, quando as pessoas ganham gordura, produzem mais leptina, que iniciam um processo no cérebro que reduz o apetite e deveria fazer o corpo baixar esse novo peso. Mas, obviamente, esse sistema não é perfeito --ou ninguém manteria os quilos adquiridos.

Então, no novo estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, um grupo internacional de pesquisadores se perguntou se poderia haver outro processo ocorrendo. Para descobrir, camundongos e ratos foram separados em grupos. Eles escolheram as duas espécies na esperança de que, se algum resultado fosse comum, poderia indicar que talvez ocorresse em outras espécies de mamíferos, potencialmente seres humanos.

Depois, os cientistas implantaram cápsulas no abdômen dos roedores. Umas continham 15% do peso de cada animal, outras estavam vazias. Assim, alguns animais tinham acabado de ganhar bastante peso.

Os cientistas, então, deixaram os roedores enfrentarem sozinhos o peso extra. E seu corpo rapidamente começou a trabalhar. Em dois dias, os animais que tinham as cápsulas pesadas estavam comendo menos e, após duas semanas, em geral tinham perdido quase o mesmo peso contido nas cápsulas.

Em seguida, quando os cientistas removeram as cápsulas de alguns dos animais, os ratos e camundongos começaram a comer mais e logo ganharam o peso de volta.
Os sensores homeostáticos de peso estavam claramente trabalhando bem, em ambos os sentidos.

O passo seguinte foi repetir o processo, mas em camundongos que foram criados para produzir pouca leptina. De novo, os animais comeram menos para estabilizar seus pesos após a implantação das cápsulas. Ou seja, seus corpos não confiavam apenas na leptina para perceber e responder às mudanças de peso.

Finalmente, os cientistas consideraram os ossos. Como sabiam, a maioria dos esqueletos dos animais sente prontamente que há uma sobrecarga quando, por exemplo, fazem exercícios físicos pesados, e vão adicionar células extras para lidar com a pressão.

Pesquisa sugere que os ossos sentem quando há mudanças na massa corporal

Os cientistas creem que os osteócitos, um tipo de célula óssea, são os que reconhecem quando forças externas estão afetando os ossos e emitem sinais bioquímicos provocando a criação de nova matéria óssea.

Para ver se também iriam detectar e responder às mudanças no peso corporal, os cientistas criaram um novo grupo de camundongos com níveis anormalmente baixos de osteócitos. Depois, implantaram as cápsulas com peso extra.

Dessa vez, os animais não perderam o peso adicionado. O corpo pareceu não perceber que estava mais pesado, presumivelmente por causa dos baixos níveis de osteócitos, e os roedores permaneceram artificialmente mais gordos.

O resultado indica que ossos saudáveis parecem sentir mudanças na massa corporal e de alguma forma iniciam alterações de apetite e alimentação que podem fazer o corpo votar ao peso anterior, de acordo com John-Olov Jansson, neurocientista da Universidade de Gotemburgo, que liderou o estudo.

Ele e seus colegas chamam os sensores dos ossos de “gravitostato”, que é acionado pelo peso corporal que sobrecarrega os ossos, um resultado da inexorável força da gravidade.
E suspeitam que um “gravitostato” similar exista nos humanos.

Possibilidade pode explicar a relação entre ficar sentado e obesidade

Quando passamos muito tempo sentados, muito do nosso peso corporal é suportado pela cadeira e não pelos ossos, deixando nosso esqueleto sem saber o quanto realmente pesamos e se esse peso mudou ou deveria mudar.

Obviamente, essa teoria é puramente especulativa no momento, já que o estudo envolveu roedores, não pessoas. E também consegue explicar como nossos ossos (se eles realmente têm algum controle sobre nosso peso) conseguem essa façanha ou como passam a informação ao cérebro e seus controladores de apetite.

Jansson e seus colegas agora planejam fazer estudos mais detalhados. Mas, por enquanto, essas descobertas podem fornecer outra razão plausível para levantar da cadeira e talvez ajudar nossos ossos a controlar melhor nossa silhueta.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy