Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Chute de bebê no útero tem força de mais de 4 quilos, revela estudo

IStock
Imagem: IStock

Do VivaBem, em São Paulo

25/01/2018 13h43

Na ultrassonografia, os bebês parecem tão pequenos e frágeis, mas não se engane, eles têm muita força. De acordo com o primeiro estudo a avaliar os chutes dos bebês no útero, publicado no Journal of the Royal Society Interface, eles têm mais de 4 quilos de força.

Para quantificar a força dos músculos fetais, os cientistas criaram modelos de computador a partir de exames de ressonância magnética. Eles acompanharam os movimentos dos fetos da 20ª até a 35ª semana.

Veja também:

Eles descobriram que os chutes eram mais fortes da 20ª até a 30ª semana. Após esse período, a força dos chutes diminui --provavelmente, porque os fetos têm cada vez menos espaço para se mover.

Os pesquisadores explicaram que os chutes dos bebês dentro do útero fazem bem para a saúde. É que, além de serem literalmente um exercício para os fetos, eles contribuem para o desenvolvimento dos músculos e ossos.

Além disso, os movimentos também são positivos para a saúde das articulações. Essa atividade, provavelmente, faz com que as articulações se formem corretamente, o que pode ajudar a prevenir doenças como a osteoartrite ao longo da vida.

Vídeo mostra como o bebê se mexe na barriga da mãe

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy