Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Treinei com o personal da Bruna Marquezine e foi puxado! Você também pode

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Thamires Andrade

Do VivaBem, em São Paulo

24/01/2018 04h01

Esta semana resolvi voltar para a academia em grande estilo e tive um dia de Bruna Marquezine. Infelizmente, depois de malhar não teve Fernando de Noronha, tampouco Neymar. Só o personal trainer mesmo que foi igual: Chico Salgado, queridinho e responsável por ajudar várias atrizes, como Grazi Massafera e Gio Ewbank, a manterem a ótima forma.

Além de ser conhecido por treinar muitas famosas e usar eletroestimulação, ele é referência em montar treinos de luta mesclados com exercícios funcionais para moldar o corpo. O educador físico acaba de criar uma consultoria de treinamento online e agora qualquer pessoa pode malhar com ele. Eu fiz uma aula experimental (presencial) e conto a seguir um pouco do que espera por você.

Veja também:

Começo forte!

Logo que cheguei, Chico anunciou que o treino todo seria feito somente com o peso do corpo. Já estremeci, afinal, estou pelo menos 10 kg acima do meu peso.

A aula começou com uma série de agachamentos, afundos, flexões etc., que depois eu fui descobrir —para meu desespero—- que era apenas para aquecer.

O legal é que Chico fazia a gente variar os estímulos durante um mesmo exercício. Por exemplo: quando realizamos prancha, movimento para trabalhar a região do core (abdome, lombar e quadril), ele pediu depois de um tempo para levantarmos a perna direita, potencializando —e dificultando— ainda mais a atividade.

Suor no tatame

Depois, passamos para o tatame. E essa parte foi a mais intensa. Primeiro, fizemos agachamentos em dupla mesclados com tiros de corrida, voltando para o lugar correndo de costas.

Treino Chico Salgado - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Exausta após o treino
Imagem: Arquivo Pessoal
Depois, realizamos exercícios em circuito. Quer saber o pior? Sem qualquer descanso! Chico usou no treino a "pausa ativa". Nela, após terminar as séries de um movimento, em vez de descansar, você faz outro exercício, para diminuir só um pouco a frequência cardíaca e seguir queimando calorias. No nosso caso, foi escolhido o abdominal. Alguém consegue "descansar" fazendo abdominal? Eu que não!

Hora de "dar porrada"

Eu já tinha suado muito no tatame quando finalmente chegou a parte da luta. Quer dizer, a aula não teve uma luta em si, com direito a luvas e golpes em outra pessoa. Demos vários chutes e socos (jab, jab direto, esquiva e cia.) no ar, também de forma intensa, saltando sem parar. Cansaço? Chico gritava e estimulava todo mundo a continuar treinando.

"Sufoco" até o final

O último exercício da aula foi, sem dúvida, o mais "traumatizante". Fizemos uma roda e ficamos em posição de flexão de braços. Aí, uma pessoa começou a rastejar e passar por debaixo das outras. Ao chegar no fim do "túnel", ela voltou a ficar em posição de flexão —e ficou assim até o último completar o exercício. O suor escorria pelo nariz durante a travessia. Quase morri, mas valeu a pena a sensação de dever cumprido.

Tchau, gordura!

O legal da aula é que você transpira para valer e queima muitas calorias. De acordo com meu frequencímetro, foram quase 600 calorias em uma hora. Os milhões de agachamentos, obviamente, resultaram em dores. Até hoje sigo com dificuldade para me sentar. Até para me levantar da cama está difícil.

É claro que não basta fazer a aula para emagrecer e ficar com o shape das famosas. Chico Salgado explica que a dieta tem um papel muito importante para o nosso físico. "Treinar sem seguir uma alimentação adequada dá um 'empate' e não muda em nada seu corpo."

Agora todo mundo pode fazer o treino

Tem tanta gente querendo a barriga da Marquezine ou o físico da Grazi que, agora, Chico abriu uma consultoria online para atender quem deseja treinar com ele. Ao aderir ao programa a pessoa responde a um questionário do personal com 100 perguntas, que fazem parte da anamnese (entrevista feita por um profissional de saúde). A partir daí, ele monta um treino personalizado, com duração de oito semanas.

O educador físico explica que o aluno define um objetivo (emagrecer, correr uma maratona etc.), além de citar suas atividades físicas preferidas. "Monto um treino com exercício funcional, musculação, luta, as modalidades que ele preferir... Se a pessoa odeia musculação, mas precisa ganhar massa, explico que vai ter de fazer a atividade, mesmo sem gostar."

O valor da consultoria é de R$ 299 e, para participar, é preciso mandar um e-mail para consultoriachicosalgado@hotmail.com ou consultoriachicosalgado@gmail.com.

* A repórter participou do treino a convite da academia Bluefit

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy