Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Nariz gelado é um sinal de que você está estressado, sabia?

Estresse: nariz gelado pode ser um indicativo - iStock
Estresse: nariz gelado pode ser um indicativo Imagem: iStock

Do VivaBem

23/01/2018 11h35

Esqueça sinais de resfriado ou gripe. Se o seu nariz está gelado, provavelmente você precisa se acalmar. Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram que o estresse deixa o nariz e a face frios.

Para o estudo, publicado em janeiro, os cientistas usaram câmeras térmicas para analisar o calor emitido pelos rostos de estudantes, enquanto eles viam imagens estressantes. Como resultado, os pesquisadores descobriram que as temperaturas faciais, principalmente as acima dos seios do nariz, foram reduzidas quando os participantes sentiam alguma dificuldade.

Veja também:

Segundo os cientistas, quando as pessoas estão totalmente focadas em uma tarefa, sua taxa de respiração muda, à medida que o sistema nervoso autônomo assume. Também pode haver uma alteração do fluxo sanguíneo do rosto para o córtex cerebral à medida que a demanda mental aumenta, embora ainda não haja comprovação científica.

estresse - iStock - iStock
O corpo dá sinais de que está estressado
Imagem: iStock

A descoberta é útil para saber como o corpo dá sinais de que está sob estresse. Mas, além de se atentar à temperatura do seu nariz, o organismo tem outras formas de avisar que é melhor você se acalmar. Confira cinco delas:

1) Coração disparado

O estresse faz com que a amígdala do cérebro envie mensagens para o hipotálamo que, por sua vez, libera hormônios no sistema nervoso central --responsável por controlar respiração, batimentos cardíacos e digestão. Para ameaças imediatas, ele libera adrenalina, que pode fazer com que o coração bata mais rápido, seus músculos fiquem tensos e sua respiração acelere.

2) Você se sente mais velho do que é

Pesquisadores da Duke University testaram o DNA de crianças expostas ao estresse crônico, como bullying ou violência em casa. Os resultados mostraram que o estresse causou danos às células que eram equivalentes a vários anos de envelhecimento.

3) Frio na barriga

As glândulas adrenais liberam cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Ele pode regular o funcionamento do corpo para torná-lo mais sensível à ameaça estressante. Por exemplo, seu sistema digestivo precisa de menos sangue do que os membros que você precisa para correr, causando uma sensação de vazio, conhecida como frio na barriga.

4) (Mais um) resfriado

Quando o cortisol é frequentemente liberado (como quando você está estressado cronicamente), seu sistema imunológico pode ficar desregulado, deixando-o propenso a resfriados e infecções.

5) Dificuldade de controlar o estresse

Com o estresse repetido ou crônico, seu cérebro encolhe áreas que estão ligadas a emoções e funções fisiológicas, como pressão arterial e níveis de glicose, de acordo com um estudo da Universidade Yale, publicado em 2012. Mesmo as pessoas que não sofrem com o problema crônico, mas que passaram por um evento estressante recentemente, "mostraram menos massa cinzenta no córtex pré-frontal mediano". Felizmente, o cérebro é resiliente e pode se recuperar, se o estresse for tratado.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy