Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Homem recebe segundo transplante de rosto em menos de um ano

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

23/01/2018 12h04

Um francês de 40 anos foi o primeiro paciente na história da medicina a receber um segundo transplante de rosto em menos um ano. Ele já havia feito o procedimento pela primeira vez no ano passado, mas o corpo rejeitou os enxertos.

Os médicos, então, o colocaram em coma induzido --sem rosto-- por quase dois meses, enquanto esperavam por um doador viável. Quando encontraram o doador, o enxerto foi transplantado no Georges Pompideu European Hospital, em Paris.

Veja também:

Os cientistas e cirurgiões duvidavam que um segundo transplante de rosto poderia dar certo. “Esse transplante mostra pela primeira vez que o retransplante de rosto é uma possibilidade em casos de rejeição crônica. No entanto, existe uma série de variantes, como a condição imunológica dos pacientes, para que o procedimento dê certo”, comunicou o hospital.

Menos de 40 pessoas já receberam transplante de rosto no mundo, sendo que a maioria tinha traumas no rosto por conta de queimadura, doenças ou condições genéticas. Pelo menos seis pacientes morreram após a cirurgia, que pode trazer problemas, já que o corpo não reconhece o enxerto e passa a rejeitá-lo.

A francesa Isabelle Dinoire foi a primeira paciente a receber um transplante de rosto em 2005. Na época, a mulher de 38 anos teve seu rosto desfigurado por uma mordida de seu cachorro. Ela morreu no ano passado de câncer causado pelas drogas de imunossupressão, usadas para prevenir que o corpo rejeitasse o transplante.

Ainda que a cirurgia tenha um alto risco, a medicina registra casos bem-sucedidos, como o do bombeiro Patrick Hardison, que passou por um complexo transplante de rosto em 2015. Um ano depois do procedimento, ele disse que o transplante o fez se "sentir um cara normal".

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy