Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Oito tipos de câncer poderão ser diagnosticados com único exame de sangue

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem*, em São Paulo

20/01/2018 11h14

O diagnóstico do câncer pode ser difícil, longo e desafiador. Mas as novidades são otimistas para os pacientes. Um recente estudo, publicado na revista Science, mostrou que um novo exame de sangue tem o potencial de identificar oito tipos de câncer com apenas uma amostra de sangue.

O time de cientistas, da Universidade de Medicina Johns Hopkins, nos EUA, provou que o exame teve alta sensibilidade e especificidade para a detecção de câncer em mais de mil pessoas com a doença.

Veja também:

A notícia animou os médicos, uma vez que o diagnóstico precoce é a melhor arma para reduzir o número de mortes relacionadas ao câncer. Quando a doença é detectada em estado avançado, as chances de cura e melhora diminuem.

O exame de sangue foi apelidado de CancerSEEK e funciona baseado em uma análise combinada de DNA e proteínas.

O procedimento opera desta maneira: quando os tumores cancerosos aparecem, eles liberam fragmentos de DNA alterado e proteínas específicas na corrente sanguínea. O CancerSEEK rastreia esses marcadores de tumores e descobre quais substâncias alteradas estão na corrente sanguínea. Conseguindo assim, identificar o câncer de mama, pulmão, colorretal, ovário, fígado, estômago, pâncreas e esôfago.

A pesquisa envolveu 1.005 pacientes cujos cânceres – já pré diagnosticados com base nos sintomas- foram detectados com uma taxa de precisão de 69% a 98%, dependendo do tipo da doença. Além disso, os cientistas descobriram que o teste foi capaz de identificar a localização dos tumores para 83% dos pacientes. Ao usar o novo exame de sangue em 812 adultos saudáveis, apenas sete resultados deram falso positivo.

A ideia inicial dos pesquisadores, de acordo com a agência de notícias Ansa, é que o custo do exame seja inferior a quinhentos dólares.

*Com agência de notícias Ansa

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy