Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Não deixe o sol e a água do mar detonarem seu cabelo no verão

iStock
Imagem: iStock

Elcio Padovez

colaboração para o VivaBem

20/01/2018 04h00

No verão, não é só sua pele que merece cuidado redobrado. Os raios solares, o vento, as mudanças bruscas de temperatura e a água da piscina e do mar podem detonar seu cabelo. Por isso, é importante dar uma atenção especial aos fios nessa época. A seguir, mostramos o que fazer para seu cabelo brilhar na estação mais quente do ano. 

Proteja-se bem do sol

Os raios UVA e UVB danificam a estrutura dos fios, fazendo com que eles fiquem ressecados, quebradiços e sem vida. Passe um protetor solar específico para cabelo cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol. Aposte também em um boné ou chapéu feito de tecido com proteção 100% UV. Assim, você evita queimar a pele da cabeça. Evite aplicar filtro solar no couro cabeludo. Isso obstrui os poros e pode provocar coceira e descamação.

Veja também:

Enxágue após nadar

Depois do banho de mar, enxágue o cabelo com água doce. O sal funciona como uma microlente de aumento, fazendo com que os raios solares queimem ainda mais os fios e o couro cabeludo.

Também é indicado tomar uma ducha ao sair da piscina, pois o cloro e outros produtos químicos utilizados no tratamento da água danificam os fios. Evite prender o cabelo molhado. Isso tende a deixar os frios frágeis e quebradiços.

Lave o quanto antes

Não espere o dia inteiro para lavar os cabelos. Prefira água fria e use um xampu neutro. Aplique uma quantidade pequena (uma palma de mão) do produto, para evitar a superprodução de óleos que podem tornar os fios mais pesados e resistentes à secagem. Depois de lavar, use um hidratante. Há produtos específicos de pós-enxágue, com protetor solar. Eles podem ser uma boa se você for dar um passeio e tomar sol novamente. 

Aumente a atenção com cabelos pintados

Quem possui  fios pintados ou descoloridos precisa ter um cuidado ainda maior, pois eles costumam sofrer mais com os danos causados pelo sol e pelo banho de mar ou piscina. A água com muito cloro ou cobre, por exemplo, pode deixar fios mais claros com tom esverdeado. Portanto, depois de nadar, lave bem o cabelo com água doce e capriche na hidratação. 

Fontes: Luciano Barsanti, tricologista do Instituto do Cabelo de São Paulo; e Thiago Bianco, especialista em transplantes capilares e membro da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS).

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy