Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas descobrem por que as pessoas dizem coisas antes de pensar

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

18/01/2018 14h36

Agir ou falar antes de pensar geralmente está associado a pessoas impulsivas (isso quando o culpado não é o signo). No entanto, neurocientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que isso tem uma explicação neurológica.

A descoberta aconteceu durante 16 operações no cérebro de pacientes com epilepsia. Enquanto elas eram submetidas à cirurgia, os cientistas monitoraram sua atividade cerebral. Por meio de centenas de pequenos eletrodos colocados diretamente contra o córtex, os pesquisadores tiveram a chance perfeita de realizar alguns testes.

Leia também:

Durante o estudo, publicado na Nature, os participantes ouviram um estímulo ou assistiram a imagens de rostos ou de animais em uma tela, enquanto os cientistas pediam para que eles realizassem uma ação. Algumas tarefas eram mais complexas do que outras. Exemplo, uma ação simples envolveu repetir uma palavra, enquanto uma versão mais complexa era pensar em seu antônimo.

cerebro - iStock - iStock
O córtex pré-frontal é quem orquestra o pensamento, deixando as coisas prontas para uma ação final (como agir ou falar)
Imagem: iStock

Os pesquisadores monitoraram o movimento da atividade elétrica de uma área (como as associadas à interpretação de algum estímulo auditivo) para o córtex pré-frontal, e depois para as áreas necessárias para moldar uma ação, como o córtex motor.

Algumas das áreas se iluminaram notavelmente cedo, muitas vezes durante o estímulo, sugerindo que mesmo antes de termos uma resposta completa à mão, nosso cérebro já está preparando essas partes do córtex para agir.

"Isso pode explicar por que as pessoas às vezes dizem coisas antes de pensar", disse Avgusta Shestyuk, autora do estudo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy