Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ver muitos comerciais de TV faz jovens comerem mais besteiras

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

17/01/2018 13h17

Crianças e adolescentes que assistem a mais de três horas de televisão por dia e veem muita propaganda são mais propensos a se alimentarem mal. É o que aponta o novo relatório da Cancer Research UK.

A publicação revela que o bombardeio de anúncios de alimentos muito calóricos leva os jovens a comerem mais de 500 lanches pouco saudáveis ao longo de um ano, em comparação com aqueles que assistem a menos TV ou a programas sem comerciais.

Energéticos, refrigerantes com alto teor de açúcar e batatas fritas foram alguns dos alimentos com maior probabilidade de serem consumidos.

O relatório, baseado na pesquisa YouGov, analisou 3.348 jovens do Reino Unido, com idade entre 11 e 19 anos. Eles responderam sobre seus hábitos de assistir televisão e sua alimentação.

Entre os jovens que assistiam a programas sem anúncios, os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre o tempo da tela e a probabilidade de comer mais alimentos ruins para a saúde. Isso sugere que as propagandas podem levar os jovens a optar pelos alimentos errados.

Consumir alimentos e bebidas muito calóricas e com alto teor de açúcar e gordura aumenta o risco de ficar com excesso de peso ou obesidade.

"Esta é a evidência mais forte que temos de que os anúncios podem aumentar o quanto os adolescentes comem. Talvez, reduzir a quantidade de anúncios de alimentos calóricos ajude na luta contra a obesidade”, afirmou Jyotsna Vohra, autor principal do estudo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy