Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Homem fratura a garganta e tem dificuldade de falar após segurar espirro

Setas indicam fratura na garganta de homem que segurou espirro - BMJ Case Reports
Setas indicam fratura na garganta de homem que segurou espirro Imagem: BMJ Case Reports

Do VivaBem, em São Paulo

16/01/2018 11h06

Você já deve ter ouvido falar que é perigoso segurar um espirro. O ato pode levar até a surdez, mas foi relatado um caso raro de um homem rompeu a parte de trás da garganta enquanto segurava a vontade de espirrar. O incidente, publicado no periódico British Medical Journal Case Reports, deixou o homem de 34 anos quase sem falar e com dificuldades para engolir.

Veja também:

De acordo com o relato, o jovem do Reino Unido colocou a mão na boca e apertou o nariz com a outra, na tentativa de conter um espirro. Esse movimento fez com que ele fraturasse gravemente a garganta.

Após alguns exames de imagem, os médicos confirmaram a ruptura da parte de trás da garganta, que só é vista em traumas e acidentes. A fratura também já foi reportada em vômitos ou tosse intensa, mas dificilmente após um único espirro.

O acontecimento foi seguido de dores intensas e bolhas de ar passaram a invadir tecidos, levando o jovem à internação. No hospital, ele foi alimentado por tubos e recebeu antibióticos até ser liberado depois de sete dias.

De acordo com os médicos que atenderam o homem, as pessoas precisam parar de segurar o espirro por conta de regras de etiqueta, já que essa atitude pode levar à surdez e até aneurisma.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy