Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Fumar cigarro eletrônico abre portas para o vício em cigarro comum

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

16/01/2018 15h14

Os adolescentes que usam cigarros eletrônicos são mais propensos a começarem a fumar cigarros comuns, descobriu uma nova pesquisa publicada no JAMA.

No estudo, cientistas da University of California San Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, examinaram dados de mais de 10 mil jovens com idade entre 12 e 17 anos. Os pesquisadores descobriram que aqueles que fumavam "produtos alternativos" ao cigarro convencional, como cigarros eletrônicos e narguilé, eram mais propensos a aderirem ao cigarro comum, em comparação aos que não fumavam nada. 

Leia também:

"Nos últimos anos, a pesquisa se concentrou no potencial dos cigarros eletrônicos para engajar adolescentes a fumarem o cigarro comum", disse o autor principal, Benjamin W. Chaffee, professor da Faculdade de Odontologia da UCSF.

"Nossas descobertas confirmam que o uso de toda a gama de produtos do tabaco --incluindo cigarros eletrônicos, charutos e cachimbo-- está associado a uma maior probabilidade de levar ao vício em cigarro no futuro".

Os produtos com tabaco "não-cigarro" têm crescido em popularidade nos últimos anos, com quase 4 milhões de estudantes de ensino médio nos Estados Unidos usando pelo menos um em 2016, segundo o estudo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy