Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pesquisa troca testes em animais por pele descartada em cirurgia plástica

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo*

14/01/2018 17h26

Os efeitos da radiação ultravioleta (UV) sobre a pele já são bem conhecidos da ciência e da indústria de cosméticos. Inclusive, existe no mercado uma ampla gama de produtos que atuam como uma barreira química contra esses raios solares, prevenindo o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

Agora, os cientistas buscam compreender melhor as alterações estruturais sofridas pela pele exposta à radiação infravermelha (IV-A) --que é sentida na forma de calor e tem como fonte não apenas o sol, mas também objetos domésticos, como ferro de passar roupas e secador de cabelos.

Leia também:

Para estudar os danos provocados pela radiação infravermelha A, uma empresa especializada na condução de estudos clínicos na área de cosmética, a Kosmoscience, desenvolve metodologia alternativa aos testes feitos com animais utilizando fragmentos de pele humana provenientes de cirurgias plásticas eletivas. A pesquisa conta com o apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e encerrou a Fase 1, de viabilidade técnica.

A ideia é avaliar os efeitos da radiação IV-A sobre os fragmentos de pele, validando o uso desse material alternativo para testes de eficácia de produtos protetores. De acordo com os pesquisadores, em entrevista para a Agência FAPESP, com os 3R ("Replace, Refine and Reduce") --que visa substituir e reduzir o número de animais usados em pesquisa-- a avaliação da segurança e eficácia cosmética ficou restrita aos ensaios in vitro (cultura de células) e aos testes clínicos, realizados em seres humanos.

No entanto, nem sempre os danos reais de um agente agressor ou os benefícios de um tratamento observados nas culturas celulares valem para a vida real. Nesse cenário, o estudo em pele tornou-se uma ferramenta valiosa para cobrir a lacuna deixada pelos testes em animais.

De onde?

Os fragmentos de pele utilizados na pesquisa são excedentes de cirurgias plásticas, obtidos após consentimento dos pacientes e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. E não há falta desse tipo de material, pois o Brasil é o segundo colocado no ranking mundial de cirurgia plástica, segundo dados divulgados pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) em junho de 2017.

Embora nenhum teste de laboratório possa substituir por completo o que ocorre em uma situação real, o fragmento recém-obtido da cirurgia plástica é o modelo mais próximo. "Depois de removida, a pele apresenta viabilidade tecidual de 7 a 10 dias em cultura. As principais alterações relacionadas ao envelhecimento, pigmentação e resposta inflamatória, dentre outras, podem ser mensuradas nesse sistema", explicou a a farmacologista Samara Eberlin, responsável pela pesquisa.

Eberlin e os biólogos Michelle Sabrina da Silva e Gustavo Facchini já conseguiram obter resultados que demonstram os efeitos nocivos que a radiação IV-A pode causar ao tecido cutâneo, como aceleração dos processos de envelhecimento, morte celular e enfraquecimento de mecanismos fisiológicos envolvidos no reparo tecidual.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy