Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


É estranho, mas cheirar a roupa suada de quem você ama reduz o estresse

Estresse demais? Cheire a roupa do seu amor - iStock
Estresse demais? Cheire a roupa do seu amor Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

12/01/2018 17h55

Pode parecer mandinga sem sentido, mas confie: cheirar as roupas suadas da pessoa amada pode fazer você relaxar. Um novo estudo, realizado na University of British Columbia, no Canadá, mostrou que o aroma de camisetas usadas por seu parceiro diminui o nível de cortisol, hormônio relacionado ao sintomas do estresse.

Sim, é esquisito. Podem até achar você bem maluco por carregar roupas do crush na mochila para cheirar quando bater o nervosismo. Mas, no desespero, quem sabe, não é? Ainda mais se a ciência comprova a eficiência.

Veja também:

Para a pesquisa, foram recrutados 96 casais heterossexuais, todos com namoros de seis meses ou mais.

Os cientistas pediram para que os homens tomassem banho com cosméticos sem perfume e, em seguida, vestissem uma camisa branca (padrão para todos os voluntários). Eles passaram 24 horas seguidas com a roupa, sem usar nada que pudesse interferir no cheiro, como perfumes. Também foi proibido fumar ou comer alimentos picantes, que escondem o odor natural do corpo.

Em seguida --aqui que a coisa fica doida--, as mulheres foram designadas aleatoriamente para um teste de cheiros. Três camisetas diferentes estavam na sala: a do parceiro, uma blusa usada por um estranho e uma limpa (lavada com detergente sem perfume). Sem saber a procedência das roupas, as meninas precisavam escolher aleatoriamente entre uma delas e respirar bem fundo.

Depois da “fungada”, as mulheres participaram de um teste estressante em frente a juízes e câmeras. A entrevista tinha perguntas como contar de trás para frente em intervalos de 17 números.

Os pesquisadores perguntavam às mulheres sobre o nível de estresse e coletavam amostras de saliva para medir os níveis de cortisol. Em seguida, as meninas foram autorizadas a relaxar e ler revistas.

Para comprovar que o amor relaxa e nos deixa mais plenos, ao comparar os dados, ficou claro que as mulheres que cheiraram a camisa do parceiro antes da tensa entrevista foram beneficiadas por uma redução de estresse. Elas conseguiram responder o questionário mais tranquilamente e relaxaram mais no momento de leitura.

Então, se estiver perdendo a cabeça, peça para a pessoa amada ajudar você a recuperar a calma emprestando uma roupinha suada. Ou simplesmente dê um abraço bem demorado no seu amor e respire fundo. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy