Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cura da calvície? Cientistas criam pele capaz de produzir fios de cabelo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

11/01/2018 17h55

Você gosta das suas madeixas e morre de medo de perdê-las? Ou já está com a cabeça lisinha e tem saudades dos fios? A ciência poderá ajudar. Um estudo feito por especialistas da Universidade de Medicina de Indiana, nos Estados Unidos, conseguiu progredir na questão de manter os cabelos.

Usando células-tronco de camundongos, os cientistas conseguiram fazer crescer o que eles apelidaram de “pele peluda”, segundo entrevista ao Daily Mail.

Veja também:

O nome pode não ser atraente, mas na realidade é apenas um tecido de pele desenvolvido em laboratório que se parece mais com cabelos naturais do que qualquer outro modelo anterior e que poderia ser usado como tratamento para acabar com a calvície.

Mas não é só a notícia que é boa, a história por trás da descoberta também. O professor Karl Koehler estava usando células-tronco para criar pequenas versões de órgãos reais, conhecidos como organoides. Sua ideia era criar pequenas versões do ouvido interno, em uma tentativa de curar a surdez. Porém, sem querer, ele notou que sua experiência estava gerando células de pele.

Ele decidiu explorar a oportunidade e colocou folículos pilosos, as estruturas capazes de produzir pelos, na pele – por que não? Assim, ele observou que um único pedacinho de pele desenvolvida em cultura continuava formando camadas superiores e inferiores de pele, o que mostrou que estava se desenvolvendo.

Para dar uma ideia aos leigos, Koehler explicou de um jeito mais simples: a pele se desenvolve como uma bolinha e os folículos pilosos crescem para fora em todas as direções, como se fossem aquela flor dente-de-leão.

É claro que novos testes ainda serão feitos, mas os cientistas estão otimistas e sentem que as pesquisas para o fim da calvície deram um grande passo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy